Tarefa 6 – Curso REP! – Jailton Andrade dos Santos

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Jailton Andrade dos Santos

Função

DIRETOR DE ESCOLA

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

Emef frei Damiao

IDENTIFICAÇÃO: Jailton Andrade dos Santos

RF: 788.435-4

TEMA: MINHA ESCOLA – MEU TERRITÓRIO: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR

 

  1. Justificativa:

Percebe-se que a Unidade Escolar necessita de uma proposta de trabalho onde evidencie as práticas democráticas e as de direitos humanos, que apesar de existirem ainda não foi efetivamente consolidada. Muitos servidores e comunidade escolar não têm claro o conceito de Direitos Humanos e Democracia, pois acreditam que é uma Lei criada para defender pessoas, quando na verdade os direitos humanos é cada um de nós através de ações que respeitam o outro.

É evidente que para uma proposta de trabalho ser democrática precisa ser elaborada por TODOS os envolvidos, assim essa proposta está sendo pré-escrita para futuramente ser debatida e reorientada com a participação de todos os servidores e comunidade escolar, ESCUTADA as ponderações e por fim estabelecido combinados e cronograma de ações visando um ambiente mais HUMANO e DEMOCRÁTICO.

Para que essa proposta saia do papel será necessário o envolvimento e engajamento de toda equipe e o mediador que por sua vez deverá proporcionar o protagonismo de cada SER HUMANO, que compõem a Unidade Escolar, partindo do princípio que cada um é responsável  por suas as ações e são capazes de transformar suas ações em práticas democráticas e que respeitam os outros.

 

  1. Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas: Grêmio? CMC? Conselho? APM?

 

Os colegiados que compõem a Unidade escolar (APM, Conselho de CEI, GDCE, Comissão e Mediação de Conflitos, CRECE) e instituições como Conselho Tutelar e Associação de Bairros em COLABORAÇÃO com a Unidade escolar poderão em assembleias decidir junto com a equipe escolar e comunidade os rumos das ações que serão realizadas no território onde está localizada a Unidade Escolar.

 

  1. Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com essa proposta:

Pretende-se com essa proposta envolver TODAS  às pessoas que fazem parte do território, promovendo  práticas democráticas e que visam ações com vistas aos direitos humanos. Além disso, aproximar a escola ainda mais da comunidade para que juntos promovam um ambiente acolhedor onde à resolução de possíveis conflitos seja resolvida de forma adequada e estes conflitos propiciem crescimento mútuo para ambas as partes.

 

  1. Objetivos/Resultados esperados – Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades você prevê para continuidade:
  • Promover práticas democráticas na Unidade Escolar;
  • Resolução pacífica de conflitos;
  • Promover ações com vistas aos direitos humanos;
  • Propiciar que cada indivíduo se veja como pertencente ao território;
  • Empoderamento de grupos;
  • Corresponsabilidade nas decisões da Unidade;

 

  1. Duração:

Essa proposta se estenderá por todos os anos, sendo ressignificada sempre que o GRUPO considerar necessário.

  1. Quais serão as ações 
  • Assembleias quinzenais;
  • Parcerias com instituições localizadas no território;
  • Formação continuada para o GRUPO;
  • Escuta aberta e sensível a todos;
  • Diálogo e troca de experiências;
  • Relatos de práticas;
  • Resolução de conflitos.

 

  1. Avaliação – Como você pretende verificar os resultados

Os resultados serão avaliados ao longo de cada ação que após realizadas deverão ser trazidas ao grupo para verificar se os objetivos foram alcançados com qualidade e redefinição de ações caso necessário.