Tarefa 6 – Curso REP! – Hozanete do Nascimento Nunes Magalhães

Data

25 de julho de 2020

Cursista

Hozanete do Nascimento Nunes Magalhães

Função

Professor de EducaçãoInfantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

CEI Maria Cursi

Plano de Ação :Reacolhimento

Justificativa: Diante da atual situação de pandemia do COVID 19, se faz  necessário  um reacolhimento das famílias , depois de um longo período do fechamento da UE.Todas as nossas ações serão norteadas pelo documento, Currículo da Cidade de São paulo, Minuta de protocolo SME 2020, Caderno de EDH ” Sujeito de Direito”.

Participantes: Famílias dos alunos, quadro de apoio, gestão, professores,, funcionários da limpeza, cozinha e vigilantes do CEI Maria Cursi.

Finalidade:Com a interrupção das atividades escolares durante um longo período, este acolhimento se faz necessário e imprescindível para uma volta segura, responsável e consciente de todos envolvidos .

Objtivos: Apresentar e refletir os protocolos de volta as aulas, conhecer o caderno ” Sujeito de Direito” da EHD, oferecer as famílias todas as informações para que elas se sintam seguras para o retorno das crianças.

Duração: 3 dias .

Ações 1º dia;

1º- Em todas as etapas deste plano de reacolhimento serão respeitadas e cumpridas todas as normas da minuta de protocolos de voltas as aulas de julho 2020.

2º – Na reacolhida será apresentado para as famílias um vídeo com fotos do cotidiano do CEI e das crianças e bebes, tendo como fundo a música ” Dias Melhores ” de Jota Quest.

3º -Será oferecido um lanche coletivo embalados individualmente.

4º-  Apresentação  de toda equipe escolar as famílias

Ações do 2º dia :

1º – Organização dos espaços acolhedores para as rodas de conversas e reflexão ( espaços organizados ao ar livre ou bem ventilados  respeitando a distanciamento mínimo de um metro entre os participantes)

2º – A equipe escolar será dividida em grupos ( onde todos os grupos sejam contemplados com uma pessoa de cada seguimento da UE) nos quais as famílias serão acolhidas, orientadas , esclarecidas suas duvidas sobre a volta, conhecerão os protocolos que  cada seguimento da UE vai seguir  para  voltar  as atividades .

3º Será oferecido um lanche coletivo embalados individualmente.

Ações 3º dia:

1º Continuaremos a reflexão dos protocolos de volta as aulas, até que as duvidas e insegurança das famílias estejam minimizadas e sentindo-se mais segura e informadas para esta volta,

2º- Respeitando uma distancia segura entre todos os participantes e uso de mascaras, a diretora da UE vai fazer um fala final de agradecimentos e de comprometimento de toda equipe escolar e convocar as famílias a participarem e se comprometer em desenvolver da melhor forma possível o que lhe compete.

3ºAo final as famílias serão convidadas a assistirem uma apresentação cultural  ” Roda de Jongo”

Avaliação :Os pontos mais relevantes das rodas de conversas entre os grupos e famílias, serão feito cartazes destes resumos e expostos na UE.E num futuro encontro teremos uma reflexão sobre quais objetivos forão alcançados.