Tarefa 6 – Curso REP! – Helem Cristina Bonfleur Mesquita
Função
Diretora de Escola
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEI Jardim Somara
Proposta para Aumentar a Participação, Escuta e Diálogo entre Toda a Comunidade Escolar
Justificativa
Esta proposta faz-se necessária no CEI onde sou diretora, pois não são todos os segmentos que têm voz ativa nem tampouco participam da tomada de decisões na Unidade. A maioria acata o que foi decidido sem participar, mas depois não se sente contemplada. Isso gera conflitos e frustrações, ainda mais no momento atual com a inesperada pandemia, o que traz à tona mais necessidade de escuta, participação e união coletiva. Outro aspecto negativo da não participação de todos é dificultar o exercício da gestão democrática. Além disso, a comunidade situa-se na região do Grajaú, onde há carência de condições adequadas de transporte, Educação, Saúde e equipamentos culturais para o pleno exercício dos Direitos Humanos. Por fim, algo imprescindível é a escuta real dos bebês e das crianças como sujeitos de direitos, para que tenham uma Educação focada nesses direitos, na aprendizagem, na cidadania e no respeito de sua formação identitária.
Envolvidos
Conselho de CEI, APM, Comissão de Mediação de Conflitos, pais, funcionários e estudantes.
Finalidade
A partir do cenário descrito na escola e na comunidade onde a Unidade está inserida, acreditamos que temos um papel importante no canal de diálogo que gere propostas e soluções para situações que causem conflitos ou impeçam direitos, colocando os integrantes da comunidade escolar como sujeitos ativos e participativos. Por último, a escuta dos educandos e de suas necessidades desde sua mais tenra idade é um dos principais objetivos, para que participem da tomada de algumas decisões e de intervenções no espaço escolar, sendo respeitados e apoiados na formação de sua identidade e reconhecidos como sujeitos de direitos.
Resultados Esperados
- Que haja maior participação dos pais na vida escolar dos filhos;
- Que haja maior participação de toda a comunidade escolar nas atividades escolares, nos órgãos colegiados e nos momentos coletivos;
- Escuta real de bebês e crianças- observação de como se expressam, interagem, suas escolhas; rodas de conversa com os maiores com suas expectativas e apoiar tomadas de decisão coletiva de suas demandas na escola;
- O cuidado e a intervenção de todos no espaço escolar como comunitário- horta; conscientização do não descarte de lixo no muro da escola e da não pichação.
Duração
Contínuo. Inicia-se com a volta às aulas.
Ações
- Incentivo da participação da comunidade nos órgãos colegiados;
- Reuniões com pais e funcionários com caráter dialógico e formativo;
- Reunião com todos os funcionários bimestralmente e com os segmentos frequentemente;
- Intervenção de toda a comunidade na escola- espaço da horta, pintar espaços, etc;
- Todos os funcionários na escola são considerados educadores.
*Inicialmente as reuniões serão virtuais, para evitar aglomerações, e só haverá encontros físicos quando as autoridades sanitárias apontarem a segurança de convivência nos espaços físicos novamente.
Avaliação
- Avaliação Escrita para a comunidade escolar;
- Discussão Avaliativa nos encontros coletivos;
- Obervação da realidade e das mudanças ocorridas após a concretização da proposta.