Tarefa 6 – Curso REP! – Geisa Aparecida Peral

Data

27 de julho de 2020

Cursista

Geisa Aparecida Peral

Função

Professor Geografia

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emef Bartolomeu Campos de Queiros

PROJETO ELETIVAS .

JUSTIFICATIVA: O ambiente escolar necessita de ações e práticas que redefinam e contemplem a diversidade e a pluralidade lá existente e atuante nesse contexto de formação, refletindo sobre a integralidade do indivíduo enquanto sujeito, objetivando o pleno desenvolvimento sociocultural, ampliando as possibilidades e estratégias, assegurando ações que contemplem os direitos  na diversidade enquanto sociedade e comunidade, garantindo o ensino-aprendizagem e respeito, sem distinção, envolvendo a todos numa participação efetiva, compromissada a cerca do diálogo, tolerância, espaço de resolução de conflitos e mediação, com clareza e segurança para todos.

ENVOLVIMENTO DO PROJETO: Toda comunidade escolar, corpo discente e docente, gestão, Grêmio.

FINALIDADE: Através do projeto demandar ações coletivas que permeiem o ambiente escolar e contextualizem com práticas reflexivas a atuantes desde a Comissão  de Mediadores de Conflitos, perpassando com a gestão, docentes e discentes, propiciando um ambiente enriquecedor com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e pluralidade, o respeito, apropriação e valorização dos bens materiais e imateriais da ambiente escolar e a reflexão dos conflitos vividos que marcam profundamente os envolvidos, desenvolvendo conceitos de cidadania e dignidade entre todos.

OBJETIVOS: Identificar as situações que causam conflitos e exclusão;

Apropriar-se de novas maneiras de agir e resolver os conflitos;

Analisar, avaliar e buscar resoluções para uma convivência mais inclusiva, respeitosa e consciente do grupo;

Desenvolver ações de solidariedade, autoestima e cooperação entre todos;

Valorizar as diversidades aprimorando e transformando as relações;

Reconhecer os direitos de todos enquanto agentes da sociedade desenvolvendo noções de cidadania;

Explorar e discutir práticas que facilitem a comunicação;

Possibilitar um repertório  coletivo de atividades e ações que permitam a apropriação de todos os envolvidos no contexto do projeto.

DURAÇÃO: Mensalmente durante o ano letivo.

AÇÕES:  Desenvolver um projeto denominado “Eletivas”- Um trabalho no desenvolvimento do cotidiano escolar como ambiente de interações e investigações, abordando diferentes teorias metodológicas, contextualizando um espaço de reflexão e busca por  socialização e melhoria nas relações socioafetivas, desta forma, elencando práticas de diálogos, integração, apropriação , inclusão e reconhecimento da importância de todos os atores envolvido no processo e convívio escolar. Mensalmente haverá um dia reservado apenas para o desenvolvimento das eletivas, que serão distribuídas nos diversos espaços do ambiente,  propiciando a todos o ensinar e aprender.

ESPAÇO UBUNTU: (termo da região Sul Africana que literalmente significa “humanidade”, ou “Sou o que sou pelo que nós somos”)- Através de curtas em vídeos socializar entre os participantes a importância da solidariedade, do respeito, da empatia, da ajuda ao próximo, da cooperação. Difundir o amor ao próximo e levá-los a essa compreensão.

ESPAÇO PIPAS: Essa oficina de pipas se iniciará com a escuta da música Diáspora ( Tribalistas), vamos refletir sobre a questão dos refugiados no Brasil, causas e conflitos e o quanto é relevante nosso respeito, aceitação e cooperação entre todos, a receptividade e a homenagem aos povos de diferentes raças. Após o momento de reflexão e socialização, os participantes serão convidados a produzirem pipas com as diversas Bandeiras de diversos países e soltarem no ar, como forma de agraciá-los e os acolherem.

ESPAÇO BRINCADEIRAS: Essa oficina difundirá a importância das brincadeiras e dos jogos em grupo, duplas,…Serão disponibilizados jogos de tabuleiros, brincadeiras de amarelinhas em duplas,  dinâmicas, buscando dessa forma, a integração e a socialização entre os participantes enfatizando a importância do convívio saudável e respeitoso.

ESPAÇO CRIAÇÃO: Essa oficina propiciará a criação de jogos de percurso, nos quais os participantes divididos por equipes, terão a incumbência de criá-los, com dizeres de afetividade ao próximo e uma reflexão de boas práticas de convivência. Após a produção haverá a troca dos tabuleiros para que as outras equipes conheçam e participem dos jogos .

ESPAÇO PIPOCA: Um espaço dedicado a assistir filmes que designem mensagens de afeto, respeito, lições de convivência, igualdade, fraternidade e mediação de conflitos numa forma de conduzi-los à uma abordagem reflexiva sobre as práticas de convivência saudável e construtiva pra todos os envolvidos no ambiente escolar.

AVALIAÇÃO: Será através de um questionário ao final do semestre, onde todos os participantes terão a oportunidade de socializar suas experiências, aprendizados  e ideias para o prosseguimento do projeto.

Através das práticas que envolvem os atores da comunidade escolar com o desenrolar do projeto, ações e assembleias.