Tarefa 6 – Curso REP! – Geisa Aparecida Peral
Função
Professor Geografia
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
Emef Bartolomeu Campos de Queiros
PROJETO ELETIVAS .
JUSTIFICATIVA: O ambiente escolar necessita de ações e práticas que redefinam e contemplem a diversidade e a pluralidade lá existente e atuante nesse contexto de formação, refletindo sobre a integralidade do indivíduo enquanto sujeito, objetivando o pleno desenvolvimento sociocultural, ampliando as possibilidades e estratégias, assegurando ações que contemplem os direitos na diversidade enquanto sociedade e comunidade, garantindo o ensino-aprendizagem e respeito, sem distinção, envolvendo a todos numa participação efetiva, compromissada a cerca do diálogo, tolerância, espaço de resolução de conflitos e mediação, com clareza e segurança para todos.
ENVOLVIMENTO DO PROJETO: Toda comunidade escolar, corpo discente e docente, gestão, Grêmio.
FINALIDADE: Através do projeto demandar ações coletivas que permeiem o ambiente escolar e contextualizem com práticas reflexivas a atuantes desde a Comissão de Mediadores de Conflitos, perpassando com a gestão, docentes e discentes, propiciando um ambiente enriquecedor com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e pluralidade, o respeito, apropriação e valorização dos bens materiais e imateriais da ambiente escolar e a reflexão dos conflitos vividos que marcam profundamente os envolvidos, desenvolvendo conceitos de cidadania e dignidade entre todos.
OBJETIVOS: Identificar as situações que causam conflitos e exclusão;
Apropriar-se de novas maneiras de agir e resolver os conflitos;
Analisar, avaliar e buscar resoluções para uma convivência mais inclusiva, respeitosa e consciente do grupo;
Desenvolver ações de solidariedade, autoestima e cooperação entre todos;
Valorizar as diversidades aprimorando e transformando as relações;
Reconhecer os direitos de todos enquanto agentes da sociedade desenvolvendo noções de cidadania;
Explorar e discutir práticas que facilitem a comunicação;
Possibilitar um repertório coletivo de atividades e ações que permitam a apropriação de todos os envolvidos no contexto do projeto.
DURAÇÃO: Mensalmente durante o ano letivo.
AÇÕES: Desenvolver um projeto denominado “Eletivas”- Um trabalho no desenvolvimento do cotidiano escolar como ambiente de interações e investigações, abordando diferentes teorias metodológicas, contextualizando um espaço de reflexão e busca por socialização e melhoria nas relações socioafetivas, desta forma, elencando práticas de diálogos, integração, apropriação , inclusão e reconhecimento da importância de todos os atores envolvido no processo e convívio escolar. Mensalmente haverá um dia reservado apenas para o desenvolvimento das eletivas, que serão distribuídas nos diversos espaços do ambiente, propiciando a todos o ensinar e aprender.
ESPAÇO UBUNTU: (termo da região Sul Africana que literalmente significa “humanidade”, ou “Sou o que sou pelo que nós somos”)- Através de curtas em vídeos socializar entre os participantes a importância da solidariedade, do respeito, da empatia, da ajuda ao próximo, da cooperação. Difundir o amor ao próximo e levá-los a essa compreensão.
ESPAÇO PIPAS: Essa oficina de pipas se iniciará com a escuta da música Diáspora ( Tribalistas), vamos refletir sobre a questão dos refugiados no Brasil, causas e conflitos e o quanto é relevante nosso respeito, aceitação e cooperação entre todos, a receptividade e a homenagem aos povos de diferentes raças. Após o momento de reflexão e socialização, os participantes serão convidados a produzirem pipas com as diversas Bandeiras de diversos países e soltarem no ar, como forma de agraciá-los e os acolherem.
ESPAÇO BRINCADEIRAS: Essa oficina difundirá a importância das brincadeiras e dos jogos em grupo, duplas,…Serão disponibilizados jogos de tabuleiros, brincadeiras de amarelinhas em duplas, dinâmicas, buscando dessa forma, a integração e a socialização entre os participantes enfatizando a importância do convívio saudável e respeitoso.
ESPAÇO CRIAÇÃO: Essa oficina propiciará a criação de jogos de percurso, nos quais os participantes divididos por equipes, terão a incumbência de criá-los, com dizeres de afetividade ao próximo e uma reflexão de boas práticas de convivência. Após a produção haverá a troca dos tabuleiros para que as outras equipes conheçam e participem dos jogos .
ESPAÇO PIPOCA: Um espaço dedicado a assistir filmes que designem mensagens de afeto, respeito, lições de convivência, igualdade, fraternidade e mediação de conflitos numa forma de conduzi-los à uma abordagem reflexiva sobre as práticas de convivência saudável e construtiva pra todos os envolvidos no ambiente escolar.
AVALIAÇÃO: Será através de um questionário ao final do semestre, onde todos os participantes terão a oportunidade de socializar suas experiências, aprendizados e ideias para o prosseguimento do projeto.
Através das práticas que envolvem os atores da comunidade escolar com o desenrolar do projeto, ações e assembleias.