Tarefa 6 – Curso REP! – FRANCIELI ARAUJO GUERRA
Função
Peif
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
Emei Senador Carlos Jereissati
CURSISTA: FRANCIELI ARAÚJO GUERRA RF: 773.857.9/2
Tarefa do curso Respeitar é Preciso! – a Educação em Direitos Humanos e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos
PROPOSTA PARA O RETORNO ÀS AULAS
JUSTIFICATIVA
Estamos enfrentando um momento ímpar, uma pandemia, que evidencia as desigualdades que nossa sociedade possui e traz tantas angustias e medos. Dessa forma, enquanto escola, precisamos pensar em como acolher as famílias e funcionários, buscando escutar a todos, para assim pensarmos em um retorno o mais seguro possível.
Para tanto, a parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) é essencial, para esclarecermos as dúvidas de toda a comunidade escolar, bem como do Conselho Tutelar, para auxiliar nos possíveis casos de vulnerabilidade.
A frente das conversas na escola, teremos o Conselho, Associação de Pais e Mestres e a Comissão de Mediação de Conflitos.
FINALIDADE
Promover uma ampla discussão sobre o tema, tendo como subsídio os documentos elaborados pela prefeitura e órgãos de saúde, realizando as adaptações que forem necessárias de acordo com a realidade de nossa unidade.
Por ser uma situação nova para todos é preciso ter um amplo diálogo e empatia, pois são inúmeras as situações que cada um passou e tem passado. É preciso ter clareza quanto aos inúmeros questionamentos com relação aos procedimentos que serão tomados quando a volta for segura.
OBJETIVOS
Prezar por uma ampla participação de toda a comunidade escolar, garantindo que o maior número de pessoas seja atingindo, verificando junto a todos qual a melhor ferramenta de comunicação, além de cartazes objetivos fixados na unidade.
Pensando mais especificamente na educação infantil, sabemos o quanto um retorno é desafiador, já que as aprendizagens são centradas nas interações, no contato com o outro, sendo extremamente difícil repensar isso.
É preciso pensar em como oportunizar às crianças experiências prazerosas e acolhedoras, diante das inúmeras restrições que enfrentaremos. Nas primeiras semanas é primordial conversar com as crianças, ouvir suas angústias e saber como foi o período longe da escola. Além de falar sobre as adequações feitas nos espaços, a importância da higiene, uso de materiais individuais, distanciamento, realizando combinados de acordo com a nova realidade de convívio, tudo de maneira lúdica; utilizar recursos audiovisuais também são de grande valia para uma melhor compreensão da situação.
Além disso, todos necessitam ter clareza e segurança nos procedimentos, como uso de álcool em gel, sabão, fitas adesivas no chão para direcionar o fluxo, distanciamento entre as pessoas, ações a serem tomadas com os que apresentarem sintomas, entre tantas outras coisas, que requerem um grande suporte da Secretaria Municipal de Educação quanto a materiais e equipes.
DURAÇÃO
Agosto/2020 a definir – Sabemos que os impactos dessa pandemia serão sentidos a longo prazo. Diante de tantas incertezas é essencial que o diálogo, a escuta atenta sejam ferramentas presentes em todos os momentos. Estamos todos juntos, aprendendo e nos adaptando, fazendo sempre o que for melhor para o coletivo.
AVALIAÇÃO
Será constante, ao longo de todo processo. Não temos repostas prontas, precisamos construir um caminho juntos, pensando em todas as realidades, sem deixar ninguém para trás.