Tarefa 6 – Curso REP! – Fernanda Santos Linhares

Data

16 de junho de 2020

Cursista

Fernanda Santos Linhares

Função

Professora de Educação Infantil PEI

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI Nicolai Nicolaevich Kochergin

Em razão da Pandemia presente no país, considerando as implicações do COVID-19 foi necessária as suspensões das aulas devido à necessidade de isolamento social. O retorno as aulas exige empatia e um olhar sensível de todos.

Princípios necessários para o retorno as aulas:

  • É preciso pensar, refletir e pactuar com o máximo possível de representantes da comunidade escolar para não atropelar pessoas e nem processos.
  • Preparar medidas de saneamento para o retorno das aulas, com base ao que autoridades aconselham no protocolo de retorno as aulas, atentando-se as normas vigentes, recomendadas pelos órgãos oficiais da saúde e da SME.
  • Capacitação para toda equipe da escola com relação aos procedimentos e protocolos recomendados para o COVID-19
  • Disponibilização dos materiais recomendados, como álcool gel e máscaras.
  • Reformulação do calendário escolar , seguindo orientações da SME.
  • Revisitar o planejamento anual para o retorno das aulas.
  • Plano de comunicação para o retorno as aulas, podendo ser utilizadas diferentes ferramentas tais como: cartazes, orientações, infográficos, dentre outras.

Plano de Ação:

  • A escola deve estar aberta para uma escuta real e atenta, respeitando todos.
  • Incentivar a participação de forma ampliada nos processos de decisão e dos interesses da comunidade escolar.
  • Transparência nos processos, garantindo acesso a informação.
  • Diante dos conflitos que possam surgir, a escola deve oportunizar momento para diálogo.
  • A escola deve planejar ações concretas, utilizando a ideia de mapeamento como uma potente ferramenta para compreender as demandas da realidade instalada na unidade escolar.

Cursista: Fernanda Santos Linhares (R.F. 8224528/1)

e-mail: [email protected] / [email protected]

Abertura

isolamento Social

Princípios necessários

Reformulação do calendário escolar

Plano de ação