Tarefa 6 – Curso REP! – Fernanda Santos Linhares
Função
Professora de Educação Infantil PEI
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEI Nicolai Nicolaevich Kochergin
Cursista: Fernanda Santos Linhares RF 8224528
Tarefa:Proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar no projeto Respeitar é Preciso!Faça isso considerando como você imagina que poderá ser a volta às aulas.
Justificativa: Existem algumas dúvidas e incertezas sobre o ano letivo de 2020 além de muitos desafios e dada a complexidade do exposto é urgente planejar como se dará o retorno gradual das atividades escolares no pós-pandemia.
Existe uma necessidade real de que o retorno envolva um rígido protocolo de saúde e higiene além de que estratégias sejam adotadas visando evitar novas ondas de contaminações.
A escola tem um seguimento sensível e necessitou se reinventar, sendo extremamente necessário ressignificar, repensar, refazer, remodelar e reconstruir a prática.
Finalidade: Em razão da Pandemia presente no país, considerando as implicações do COVID-19 foi necessária as suspensões das aulas devido à necessidade de isolamento social. O retorno as aulas exige empatia e um olhar sensível de todos.
Princípios necessários ao retorno as aulas: É preciso pensar, refletir e pactuar com o máximo possível de representantes da comunidade escolar para não atropelar pessoas e nem processos.
Preparar medidas de saneamento para o retorno das aulas, com base ao que autoridades aconselham no protocolo de retorno as aulas, atentando-se as normas vigentes, recomendadas pelos órgãos oficiais da saúde e da SME.
Capacitação para toda equipe da escola com relação aos procedimentos e protocolos recomendados para o COVID-19
Criar um plano de comunicação utilizando diferentes com linguagens verbais e não verbais.
Disponibilização dos materiais recomendados, como álcool gel e máscaras.
Reformulação do calendário escolar , seguindo orientações da SME.
Revisitar o planejamento anual para o retorno das aulas.
Plano de comunicação para o retorno as aulas, podendo ser utilizadas diferentes ferramentas tais como: cartazes, orientações, infográficos, dentre outras.
Plano de ação: A escola deve estar aberta para uma escuta real e atenta, respeitando todos.
Incentivar a participação de forma ampliada nos processos de decisão e dos interesses da comunidade escolar.
Transparência nos processos, garantindo acesso a informação.
Diante dos conflitos que possam surgir, a escola deve oportunizar momento para diálogo.
A escola deve planejar ações concretas, utilizando a ideia de mapeamento como uma potente ferramenta para compreender as demandas da realidade instalada na unidade escolar.
Avaliação:
Avaliar:
resultados
processos
ações de acolhimento
comunicação
normas higiene
capacitação
organização de tempo, espaços e materiais.