Tarefa 6 – Curso REP! – Fernanda Santos Linhares

Data

9 de julho de 2020

Cursista

Fernanda Santos Linhares

Função

Professora de Educação Infantil PEI

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI Nicolai Nicolaevich Kochergin

Cursista: Fernanda Santos Linhares RF 8224528

Tarefa:Proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar no projeto Respeitar é Preciso!Faça isso considerando como você imagina que poderá ser a volta às aulas.

Justificativa: Existem algumas dúvidas e incertezas sobre o ano letivo de 2020 além de muitos desafios e dada a complexidade do exposto é urgente planejar como se dará o retorno gradual das atividades escolares no pós-pandemia.

Existe uma necessidade real de que o retorno envolva um rígido protocolo de saúde e higiene além de que estratégias sejam adotadas  visando evitar novas ondas de contaminações.

A escola tem um seguimento sensível e necessitou se reinventar, sendo extremamente necessário  ressignificar, repensar,  refazer, remodelar e reconstruir a prática.

Finalidade: Em razão da Pandemia presente no país, considerando as implicações do COVID-19 foi necessária as suspensões das aulas devido à necessidade de isolamento social. O retorno as aulas exige empatia e um olhar sensível de todos.

Princípios necessários ao retorno as aulas: É preciso pensar, refletir e pactuar com o máximo possível de representantes da comunidade escolar para não atropelar pessoas e nem processos.

Preparar medidas de saneamento para o retorno das aulas, com base ao que autoridades aconselham no protocolo de retorno as aulas, atentando-se as normas vigentes, recomendadas pelos órgãos oficiais da saúde e da SME.

Capacitação para toda equipe da escola com relação aos procedimentos e protocolos recomendados para o COVID-19

Criar um plano de comunicação utilizando diferentes  com linguagens verbais e não verbais.

Disponibilização dos materiais recomendados, como álcool gel e máscaras.

Reformulação do calendário escolar , seguindo orientações da SME.

Revisitar o planejamento anual para o retorno das aulas.

Plano de comunicação para o retorno as aulas, podendo ser utilizadas diferentes ferramentas tais como: cartazes, orientações, infográficos, dentre outras.

Plano de ação: A escola deve estar aberta para uma escuta real e atenta, respeitando todos.

Incentivar a participação de forma ampliada nos processos de decisão e dos interesses da comunidade escolar.

Transparência nos processos, garantindo acesso a informação.

Diante dos conflitos que possam surgir, a escola deve oportunizar momento para diálogo.

A escola deve planejar ações concretas, utilizando a ideia de mapeamento como uma potente ferramenta para compreender as demandas da realidade instalada na unidade escolar.

Avaliação:

Avaliar:

resultados

processos

ações de acolhimento

comunicação

normas higiene

capacitação

organização de tempo, espaços e materiais.