Tarefa 6 – Curso REP! – Erilene Barreto Pacífico

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Erilene Barreto Pacífico

Função

Professor de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEI JARDIM PERI

Projeto: “Diversidade em foco”

Justificativa: Pensando em como acolher todos de forma que possamos respeitar a individualidade de cada um, valorizando suas competências, não se esquecendo do contexto social que cada um vivencia, de forma que possamos eliminar o preconceito, discriminação e exclusão social. Tendo a escola como um espaço pautado no respeito mútuo.

Ações da Unidade de Ensino (UE) acontecem através do Conselho e APM(Associação de Pais e Mestres).

Finalidade: Ensinar a conviver, de forma que possamos acolher e integrar a todos, respeitando a diversidade. Combatendo a discriminação tanto no ambiente escolar como na comunidade a qual esse aluno está inserido. Sabendo que a diversidade é uma condição humana, podemos atrelar ao conceito de direito a diferença, pois não existem sujeitos iguais, mas todos devem ter os mesmos direitos.

Objetivo: Acolher a todos, de forma que se sintam pertencentes;

Envolver toda a comunidade;

Gerar mudanças positivas na forma como nos relacionamos com o outro;

Conhecer, valorizar e respeitar a todos, levando em consideração  a individualidade de cada um;

Conscientizar a todos sobre seus direitos;

Duração: três meses.

Ações:1- etapa: Reunião com o grupo de educadores para discussão.

2- etapa: Reunião com os representantes do Conselho e APM para que possam opinar também.

3-etapa: Reunião com os pais das crianças, para que possam dar suas contribuições.

No final coletamos todas as sugestões para decidirmos como iniciaremos.

Avaliação: Faremos trabalhos com as crianças, no qual serão expostos para que os pais possam ver o que foi desenvolvido e também nos reuniremos na (UE) para que cada um possa falar sobre como foi o desenvolvimento do projeto e suas percepções, principalmente com relação a interação com os bebês e as crianças, de forma que possam fazer os apontamentos sobre os interesses deles e como foi o desenvolvimento de cada atividade proposta.