Tarefa 6 – Curso REP! – Elane vilela da Silva STOCCO

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Elane vilela da Silva STOCCO

Função

Coordenador pedagogica

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

EMEI JOAO MENDONCA FALCAO

CURSO:RESPEITAR É PRECISO                   07/08/2020

ELANE VILELA DA SILVA STOCCO – EMEI João Mendonça Falcao – PMSP

 

  1. TEMA

“Favorecer um diálogo e uma comunicação onde prevaleça a escuta entre professores, funcionários e posteriormente os pais”

 

  1. JUSTIFICATIVA

Estabelecer conexões reais com as pessoas ao redor e construir a partir desse diálogo e “escuta” envolvendo todos a atenção plena, e participação no diálogo para verdadeiramente constituir relações de confiança entre os pares, valorizando a opinião do outro e encorajando sua expressão.

  1. QUAIS ORGANIZAÇÕES DA U.E.

A equipe docente e funcionários e posteriormente os pais das crianças.

  1. FINALIDADE

Garantir que todos os envolvidos reconheçam que é possível uma comunicação respeitosa e garantir seus pontos de vista, mas que prevaleça a empatia e a cooperação, para assim certificarem-se que no ambiente de trabalho e na comunidade envolvida seja aprimorada a comunicação e uma relação de confiança.

  1. OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS
  • Ter um foco central no que está sendo proposto, adotando atitudes de respeito entre as pessoas, necessário no convívio na sociedade e consequentemente, na escola;
  • Ter uma observação atenta a todos os aspectos que influenciam uma comunicação plena;
  • Buscar um consenso sobre os sentidos das mensagens para os participantes da conversa.

 

  1. DURAÇÃO

Três meses, iniciar  após a pandemia., nos horários coletivos e reuniões.

 

  1. QUAIS SERÃO AS AÇÕES

 

  • Através de vídeos de embasamento sobre a temática que pretendo desenvolver em pesquisa;
  • Textos e livros com temáticas sobre diálogos e escuta, etc.

 

  1. AVALIAÇÃO

 

Durante os encontros terei como instrumento de análise a observação da melhora das relações interpessoais e a redução de conflitos, sabendo que os conflitos são inevitáveis, portanto será observado se há falhas de comunicação e mal-entendidos e incentivando o consenso e o respeito por meio da escuta ativa-observadora, que se traduz por melhor produtividade maior da equipe, e também se houve um fortalecimento da equipe e apresentando melhor engajamento.

 

Obs: O curso foi maravilhoso, o meu tempo não foi suficiente, pretendo agora estudar um pouco mais e analisar, indicar para os demais professores os vídeos e ideias trazidas pelo instituto.