Tarefa 6 – Curso REP! – Elaine Morales Soares

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Elaine Morales Soares

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

CEI Vila Salete

Projeto: Acolhimento em tempos de isolamento social.

Em tempos de incerteza da volta as aulas ou não, percebemos uma grande dificuldade em se comunicar com as famílias das nossas crianças, diante disso a gestão escolar e a equipe docente reuniram – se, por meio de vídeos conferências e conversas por WhatsApp e Telegram para discutir e elaborar uma estratégia que trouxesse as famílias para nossas interações virtuais.

Esse projeto nasceu do fato de não conseguirmos interação com as famílias por meio do Google Sala de Aula, foi muito baixo o número de famílias que conseguiram acessar essa plataforma ou mesmo tinham condições sócio – econômicas ou tecnológicas para ter acesso a esse meio de interação.

Objetivo:

Mesmo em meio à pandemia abrir novos canais de comunicação com a comunidade escolar e as famílias das crianças atendidas no CEI.

Estratégia:

  • Criar e organizar o WhatsApp comercial, utilizando o número fixo da escola.
  • Fazer a divulgação no Facebook da escola de todas as formas de comunicação.
  • Cada professor ficará responsável por seu agrupamento e ficando a disposição no seu horário de trabalho, para conversar com as famílias.

Metas:

  • Oferecer um espaço virtual onde as famílias se sintam acolhidas e possam expor seus medos, suas angustias e expectativas quanto à volta às aulas.
  • Aproximar e fortalecer o vínculo com as famílias e os bebês e crianças

Desenvolvimento:

Cada professora entrará em contato com a família da criança do seu agrupamento por meio do WhatsApp comercial ou o Facebook do CEI, convidando para fazer parte do grupo da sua turminha com as professoras referencias da sala, podendo assim estreitar laços e não tornar a volta as aulas tão “assustador” para as crianças.

O projeto ainda está em fase de implantação, mas a equipe escolar acredita que possa ser utilizado mesmo depois da pandemia como forma de dar oportunidade às famílias de expressarem – se e participarem das decisões dentro da comunidade escolar.

Tempo de execução:

Duas semanas para organização dos grupos e divulgação com as famílias.

Duração: 4 meses

Caso esse projeto seja bem aceito continuaremos com ele, mantendo esse canal de comunicação aberto com as famílias no decorrer do ano de 2021.

 

 

Com essa proposta esperamos atingir pelo menos 80% das famílias.