Tarefa 6 – Curso REP! – Elaine Aparecida Balsante Nascimento

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Elaine Aparecida Balsante Nascimento

Função

Prof Ed inf e ens fundo 1- prifessora

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei morro doce

EMEF EDGARD CARONE

RUA ELISA DINA, 293-A JD BRITÂNIA SP

 

 

 

PROJETO: ENTRE TODOS

 

 

 

REALIZAÇÃO: ELAINE APARECIDA BALSANTE NASCIMENTO E

COMUNIDADE ESCOLAR DA EMEF EDGARD CARONE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

Durante o curso respeitar é preciso, pude perceber claramente em nossas ações na escola, o quanto podemos mudar e melhorar sempre.  Este projeto se justifica na intenção de fortalecer a execução de políticas públicas, sociais e organizacionais na unidade escolar e fora dos muros na escola, paramentadas na garantia de dignidade humana. Para tal, é preciso acreditar que o aluno é o sujeito do processo educativo e é através de práticas participativas, diálogo e aproximação de família e escola, que podemos resgatar esse aluno e o fazer o centro de todo o processo educativo. Com a escola voltada para a formação da cidadania e para a democracia, garantimos um novo processo de conscientização e humanização do indivíduo, através da criação e implementação do grêmio estudantil, em conjunto com associação de pais e mestres e conselho de escola.

FINALIDADE

Este projeto tem por finalidade fazer uma mudança gradual nos moldes organizacionais da unidade, trazendo para ela, uma gestão verdadeiramente democrática, onde todos os envolvidos possam participar efetivamente das decisões tomadas e de caminhos a serem seguidos. Uma das mais preciosas finalidades é a criação do grêmio estudantil, que ainda não temos, pois é através deste que poderemos fazer um exercício de escuta e discussão de pontos de vista.

OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS

Devido a pandemia pela qual estamos passando, este ano de 2020 não foi e não está sendo produtivo. Na verdade, estamos passando por uma série de dificuldades e nos reinventando.  Assim sendo, ao retornarmos as aulas, creio que não teremos muitos avanços com as propostas deste projeto, porém há de se ter uma conversa sobre o assunto e levantar questões para possíveis ações no próximo ano. Espero que nossas reuniões e conversas com grupo de professores, gestores e alunos, possam trazer mais e mais ideias de implementação deste projeto. Não que tenha um fim, mas espero bons resultados e satisfação de todos com as mudanças que ocorrerão ao final de tudo. Se faz necessário um grêmio estudantil, associação de pais e mestres e conselho de escola que realmente funcionem e que faça da nossa escola um ambiente democrático.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através dos resultados colhidos, quando a comunidade escolar estiver realmente engajada com as ações realizadas na escola e que todos se sintam parte integrante e importante dentro da unidade escolar.