Tarefa 6 – Curso REP! – Edilaine de Moraes Bueno

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Edilaine de Moraes Bueno

Função

Coordenador pedagógico

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

Emef Prof Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli

Tema: Educação em Direitos Humanos

Público alvo: Toda a comunidade escolar.

Duração Decorrer de um semestre.

Envolvidos: Grêmio estudantil e Conselho de escola.

Finalidade: Essa ação tem por finalidade criar um ambiente escolar de respeito e democrático, onde envolverá toda a comunidade escolar, incorporando no processo educativo o exercício da cidadania.

Justificativa: Sabendo que os estudantes no seu cotidiano escolar, devido às diferenças de raça, classe social, religião, deficiência, entre outras, são alvos de preconceito e discriminação, a escola como espaço de formação, torna-se um espaço propício para a execução do plano de ação voltada a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos. Buscando contribuir na educação dos estudantes, o papel da escola é criar possibilidades para essas reflexões e troca de experiências, praticando o diálogo e levantando a autoestima do estudante, compreendendo sem julgamentos, sempre olhando com empatia. Aprofundar discussões sobre respeito, dignidade, democracia, cidadania e diversidade, apresentando os direitos e deveres, levando sempre em consideração os valores e princípios e a reflexão.

Objetivos: Contribuir para a formação de um cidadão crítico e democrático em relação aos direitos humanos e formar cidadãos críticos e participativos no exercício de sua cidadania.

Ações: Rodas de conversas, levantamento de conhecimentos prévios; trabalhar com textos diversificados voltados aos direitos humanos; confecção de cartazes; apresentação de vídeos; reflexões sobre direitos e deveres, valores e princípios; atividades sobre a identidade dos estudantes.

Avaliação: Contínua, no decorrer do plano e encontros, através das rodas de conversas e diálogos.