Tarefa 6 – Curso REP! – DIEGO LEITE BRAGA

Data

16 de junho de 2020

Cursista

DIEGO LEITE BRAGA

Função

Prof. de Ens. Fund. II e Ens. Médio - Educação Física

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF EMÍLIO RIBAS

PAINEL INTERATIVO – MAPEANDO VOZES E POTENCIALIZANDO PROTAGONISMOS…

  Partindo do material ofertado e reflexões no percurso do curso, dentre as inúmeras possibilidades e ideias para intervenções a curto, médio e longo prazo, inicialmente haverá a produção coletiva de painéis interativos por classe da unidade escolar, culminando em um painel da escola por período de funcionamento, sendo esses instrumentos, geradores de diálogos horizontais sobre as percepções, angústias e pontos favoráveis através das vozes de TODOS os estudantes sobre as interações que ocorrem nos diferentes tempos e espaços do ambiente escolar, favorecendo o reconhecimento dos estudantes como pessoas de direitos, e potencializando a autoestima desses alunos ao reconhecerem-se como parte de todo processo educativo através do protagonismo mútuo.

  O painel será um portfólio da classe e posteriormente integrando o da escola, no qual alunos/funcionários/professores/gestores podem alimentar esse instrumento com diversos registros e anexos (excertos, fotos, desenhos, impressões, poesias, pequenos textos…) que estão associados ao cotidiano da escola, e consequentemente, com as interações que nela ocorrem. Partindo desse pressuposto, coletivamente haveriam datas e horários estabelecidos para reflexões e escuta mútua desses diferentes segmentos, compartilhando registros já presentes nos painéis e os que poderiam surgir a partir do respectivo diálogo, registros esses, que podem estar ou não nomeados, criando abertura para personalidades e situações que preferem não se expor por inúmeros motivos… a partido disso, os ressignificados ininterruptos começam a se estruturar/reestruturar, colocando em evidência situações/sentimentos vivenciados nos diferentes espaços da escola por pessoas/funções distintas, com isso, o grupo reflete sobre o que pode ser potencializado com planos de ação, e o que precisa ser revisto de forma colaborativa, favorecendo todos os envolvidos no processo como seres de direitos.

  Com a regularidade dessas reuniões nas classes, assuntos são registrados em atas para construção de assembleias com membros de todos os segmentos da escola, favorecendo iniciativas e reflexões sobre a identidade e as ações da escola, assim como, a reestruturação de intervenções que ocorrem em diferentes tempos, espaços e a partir de documentos oficiais da unidade, como por exemplo, o Projeto Político Pedagógico (PPP), almejando o reconhecimento de todos como protagonistas de todo o processo educacional e da própria história.

  O projeto do painel interativo é uma iniciativa para o envolvimento e protagonismo de todos, favorecendo/potencializando as vozes infantis/juvenis buscando sempre uma atuação crítica e consciente nos contextos de convivência, no qual, o respeito mútuo esteja presente, o diálogo se estabeleça de forma horizontal e os direitos humanos possam ser garantidos e norteadores não só dentro do ambiente escolar, mas caracterizando-se como uma aprendizagem ininterrupta para todos NÓS.