Tarefa 6 – Curso REP! – Débora Cristina Rodrigues de Alencar Santana
Data
7 de agosto de 2020
Cursista
Débora Cristina Rodrigues de Alencar Santana
Função
Professor de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
CEI INCONFIDENTES
Curso: RESPEITAR É PRECISO! – a Educação em Direitos Humanos e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos
Cursista: Débora Cristina Rodrigues de Alencar Santana
Mês de Agosto de 2020
Tarefa do Curso: Construção e fortalecimento do Respeito Mútuo na Educação Infantil
Justificativa: Como professora de Educação Infantil percebo a necessidade de desde cedo escutar e respeitar as vozes e os direitos de bebês e crianças pequenas nos espaços que os cercam inclusive os educacionais. Tendo em vista essa necessidade é imprescindível que todos os envolvidos como professores, coordenadores, gestores e demais educadores da U.E tenham a consciência da importância da escuta ativa, proporcionando diariamente essa atenção e disponibilidade, assim compreendendo que bebês e crianças são portadores de direitos e voz em seu desenvolvimento e interações.
Como Loris Malaguzzi diz em sua obra As cem linguagens que “não só o que a criança pensa é valido, mas válidas são também as múltiplas linguagens da infância e a forma como as crianças pesquisam, produzem sentido e conhecimento”. Nessa perspectiva, escutar as múltiplas linguagens de bebês e crianças na forma que expressam suas necessidades e desejos e suas diversidades é fundamental. Os adultos sabendo respeitar e escutar, as crianças aprendem também! Está aí a grande responsabilidade de nossas práticas, pois como o Caderno EDH para todas as idades na pág.16 trata que “… as crianças aprendem valores ao ver como seus educadores interagem com elas…”
Ainda em meio aos educadores não é tão claro e tão vigente ações que contribuem para a prática de escutar os bebês e crianças, nem tão pouco ao conhecimento que são sujeitos de direitos, e que cabe a nós TODOS compreender e garantir esses direitos. Por isso é fundamental que antes de praticar com as crianças, os educadores aprendam a escutar e conheçam esses direitos, que possam refletir nas suas práticas fortalecendo ações promissoras e dessa maneira transmitir valores como respeito entre adultos/crianças, criança/criança utilizando o meio da escuta.
Quais organizações da U.E estarão envolvidos:
Diante da proposta é coerente que a Comissão de Mediação de Conflitos exerça o papel de desenvolver o plano de ação, seguindo com ações de formação preventiva e reflexiva, oportunizando a reciclagem de conhecimentos e reavaliação de práticas. Dando seguimento com o apoio do Conselho de Classe para as formações alcançando o máximo possível dos participantes da U.E.
Resultados esperados: Através da formação para os professores e demais educadores da U.E progredir para um ambiente aberto para a escuta ativa e o respeito mútuo entre todos (adulto/adulto, adulto/criança, criança/criança). Assim consequentemente oportunizar que bebês e crianças sejam estimuladas através de atividades/vivências o processo da escuta e de respeito uns com os outros.
Duração: Devido a questão de EDH ser tão essencial e importante para vida refletindo e replanejando nossas ações, esse plano de ação se dará ao longo do ano letivo, se necessário ampliar a formação fortalecendo a questão do respeito mútuo e demais necessidades de intervenção formativa como forma de prevenção e mediação de conflitos.
Quais serão as ações:
Daremos como ponto de partida a formação dos educadores da U.E com encontros periódicos de acordo com a disponibilidade do calendário escolar. Nesses encontros oportunizar rodas de conversas abordando o tema, leitura de textos reflexivos, de trechos dos Cadernos do “Respeitar é Preciso”, dinâmicas em grupos e sugestões de vídeos.
Algumas sugestões de vídeos:
– A importância do respeito mútuo e da empatia (S2 Treinamentos)
– Formação para a escuta de crianças (Paralápracá)
https://www.youtube.com/watch?v=qIUJIeG56io
Algumas sugestões de textos reflexivos:
– A admirável beleza do “saber ouvir os outros” (Roberto Gameiro)
– “A escutatória” (Rubem Alves)
De maneira paralela seguindo com o plano de ação, através das reflexões e compreensões dos educadores, traremos sugestões para os professores vivências que estimule e signifique a escuta e o respeito entre as crianças:
– Músicas
– Jogo simbólico
– Artes plásticas
– Brincadeiras e jogos orais
– Fotos e vídeos
Algumas sugestões de vídeos:
– Respeito e Tolerância (Turma da Mônica)
– Os bichinho do jardim – História sobre amizade e respeito (Aleyr Azeredo)
Sugestões de leitura:
– Um mundinho para todos (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen)
– Tudo bem ser diferente ( Todd Parr)
Sugestão de música:
– Normal é ser diferente (Grandes Pequeninos)
– A diferença é que nos une (Mundo Bita)
Avaliação:
A avaliação vai ser a partir do retorno que os educadores vão compartilhando com a Comissão da Mediação de Conflitos ao longo da formação e do ano letivo, tendo em vista que será observado dois itens relevantes: o processo e o progresso da formação, reflexões e ações da equipe da U.E.
Consequentemente observaremos o retorno das crianças, se houve a receptividade através das propostas dos professores e práticas voltadas para o estímulo e compreensão da escuta e do respeito mútuo, observar as posturas e ações das crianças e se algo foi de fato significativo durante o processo.
Compor no processo do plano de ação registros como fotos, áudio e vídeos das ações e atividades das crianças e dos adultos.