Tarefa 6 – Curso REP! – DÉBORA CAETANO DA SILVA PINHEIRO

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

DÉBORA CAETANO DA SILVA PINHEIRO

Função

PEIe

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

Cei ZacariaMauro Faccio Gonçalves

Curso: Respeitar é Preciso

Nome: Débora Caetano da Silva Pinheiro RF: 8448060

Projeto: Passos para o Futuro

Justificativa:

 Trabalhar a educação em direitos humanos na educação infantil é pensar que a criança não está formada como sujeito e ainda vai incorporar a sociedade coletiva. A escola é o espaço de formação e tem esse papel educador, partindo do princípio que os sujeitos que permeiam o ambiente escolar tem corpo, gênero, território, histórias, contextos sociais. Devemos nos pautar na educação por princípios que dá vez e voz a esses sujeitos.

Após enfrentarmos as dificuldades da  pandemia, verificamos que a escola também passou por um processo de arrombamentos e saques  o que fez com que identificássemos o não pertencimento da comunidade no ambiente escolar  e nos fez refletir sobre a necessidade de conhecer melhor essa comunidade do entorno, trazê-las para dentro da escola, promovendo troca de saberes, experiências, diálogos, priorizando as relações, as regras de convivência, construindo laços de confiança e respeito.

Objetivo:

Abertura de um espaço coletivo de diálogo permanente para troca de experiências, reflexões e análise das práticas do projeto, para que sejam identificados os obstáculos e juntos encontrar formas de superá-los. Promover a conscientização e pertencimento entre todos da comunidade escolar com experiências que envolvam o respeito mútuo e dessa forma todos possam nesse processo vivenciar valores como: liberdade, dignidade, solidariedade, igualdade, justiça e paz. Contribuir para a disseminação da cultura de educação em Direitos Humanos, visando à formação de sujeitos de direitos que se respeitam e se faz respeitar.

Desenvolvimento:

Inicialmente a equipe gestora se reunirá com todos os  funcionários da escola, mais os pais que são membros do Conselho Escolar e APM para apresentação do projeto Passos para o Futuro e juntos desenvolverem estratégias para mapear a situação atual das famílias após a pandemia.

Realizaremos uma ação junto aos comércios locais para arrecadação de donativos com o intuito de atender as famílias que se encontram em maior vulnerabilidade.

Promoveremos uma reunião com a comunidade escolar com uma ampla divulgação através de cartazes espalhados nos comércios locais, agendas e via redes sociais sobre a revitalização da escola com a finalidade que todos participem. No dia da reunião apresentaremos um vídeo com todos os prejuízos no prédio causados pelos roubos e  as propostas para a revitalização da escola. Neste dia faremos um levantamento das pessoas que possam disponibilizar um pouco do seu tempo com essas atividades.

Pintaremos a unidade e disponibilizaremos espaços para grafites.

Iremos realizar a plantação da horta comunitária.

Mensalmente será produzido um jornal apresentando à comunidade todas as ações realizadas no decorrer do mês. Com aprovação do Conselho e da APM os comerciantes locais poderão fazer divulgação dos seus estabelecimentos e desta forma levantaremos fundos para dar continuidade nas reformas do prédio.

Realizaremos o Dia da Beleza onde profissionais da comunidade como: cabeleireiros, barbeiros, manicures, esteticistas estarão na escola promovendo essas ações. Neste mesmo dia ocorrerá um bazar com peças de roupas e objetos doados pelos professores e gestão da escola, o valor arrecadado será revertido em benfeitorias na unidade escolar.

Todo último sábado do mês será realizado um Sarau com apresentações culturais realizadas pela comunidade.

Duração:

As ações ocorrerão durante todo o ano letivo

Avaliação:

As atividades desenvolvidas nesse projeto foram pensadas de maneira progressiva para que todos se envolvam nas ações, sejam nos trabalhos individuais ou em grupo. Promovendo uma mudança na rotina da comunidade desenvolvendo ações educativas que não ficam restritas somente aos professores, pois todos os adultos que se relacionam com as crianças exercem influência educativa. Desta forma a avaliação será baseada nos resultados previstos com a realização do projeto, nas aprendizagens das crianças e adultos sobre respeito, deveres e direitos.

Bibliografia:

Cadernos do Respeitar: Democracia na Escola e Respeito na Escola