Tarefa 6 – Curso REP! – Débora Borges Barreto da Silva

Data

26 de junho de 2020

Cursista

Débora Borges Barreto da Silva

Função

Professora de Ed Infantil e Ensino Fund I

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEU EMEI JD PAULISTANO

Pensando em uma proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar, confesso que para esse momento atual é algo bastante desafiador.
Como na barra tarefas o Rogê informou que poderia ser também um relato de uma prática, me senti mais tranquila para desenvolver a atividade proposta.
Durante todo o curso ficou bastante esclarecedor a questão da escuta sensível, do respeito mútuo entre outras reflexões de fundamental importância. Nós enquanto educadores / escola precisamos garantir a todos, serem tratados com respeito naquilo que compete a escola que é basicamente o trabalho educativo e deve ser pautado na gestão democrática.
Indo de fato para a proposta, irei relatar algumas experiências vivenciadas na minha unidade escolar que envolve a comunidade escolar de maneira democrática.
São realizadas práticas tais como:

*Assembleias Infantis:
Um momento privilegiado de escuta e participação, dando voz e vez para as crianças. Um momento de participação democrática que considera a criança como um sujeito de direitos, ativo e crítico. Os temas abordados são variados conforme as demandas e ou conforme a escuta das crianças.

*Sessão simultânea de leitura:
Nessa prática, são escolhidos livros conforme alguns temas atuais e algumas vezes de forma livre. Criamos cartazes com a imagem dos livros, assim como um breve resumo da história para que as crianças possam escolher qual história gostaria de ler e as mesmas vão até o cartaz e registram seu nome, após, eles são direcionados para as salas que estão a respectiva leitura escolhida( não colocamos o nome da professora que irá ler a história ). É uma prática que eles gostam muito, pois interagem com outras salas e professores diferentes.

*Sessão simultânea de brincadeira :
Nessa proposta, montamos também cartazes e o processo de escolha é o mesmo que na sessão simultânea de leitura, só que dessa vez a escolha se pauta nas brincadeiras que eles gostariam de participar.

*Interações com as famílias que são realizadas durantes as reuniões e também em outros momentos como família na escola, festas etc… Propomos momentos de interação entre as crianças com as famílias e toda a comunidade escolar.
Essas são algumas das práticas que realizamos, por todas as reflexões vivenciadas durante o curso, penso que nossa unidade escolar segue realizando boas práticas, algumas serão necessários novos mapeamentos e outras continuar.
Seguem nos anexos os registros das atividades relacionadas.

Momento de escola da sessão simultânea de leitura

Momento de ouvir a história escolhida.

Sessão Simultânea de brincadeiras escolhidas.

Assembleia infantil

Interações com as famílias

Interações com as famílias

Atividades realizadas famílias com crianças

Brincadeiras escolhidas

Assembleia infantil