Tarefa 6 – Curso REP! – Dayane Fleming Oliveira Anastacio

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Dayane Fleming Oliveira Anastacio

Função

Coordenador Pedagógico

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF Prof João Franzolin Neto

PLANO DE AÇÃO: RESPEITO MÚTUO

 

Justificativa

Em nossa escola temos vários estudantes público-alvo da Educação Especial, também temos vários em situação de vulenerabilidade social e vítimas de violências psicológicas fruto do desrespeito causado pela falta de reconhecimento, por parte de muitos, desses como sujeito dentores de Direito e que portanto, merecem ter voz e serem, de fato, escutados.

No intuito de envolver toda comunidade escolar no processo de reflexão e de ações em relação à problemática acima elucidada, faz-se necessário elaborar um Plano que nortei as ações a serem tomadas em prol da formação de sujeitos que sejam  capazes de intervirem em sua sociedade de modo a combater os preconceitos enraizados pelas tentativas de padronizações sejam elas em relação à formaçaõ familiar,  à características fenotípicas, dentre outras, e que vise instigar a ação e reflexão de todos os envolvidos no ambiente escolar para que possam desenvolver sua cidadania, justiça, afetividade e seu senso de ética.

 

Finalidade: Incentivar o protagonismo infanto-juvenil por meio da realização de projetos e ações voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e do respeito mútuo  focalizando o intercâmbio entre os conhecimentos formais e a realidade dos alunos. Favorecer a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

 

Estratégia: Projetos de Convivência, focalizando a ação protagonista dos alunos em diversas ações além do Encontro de Pais diferenciado.

 

Objetivos/Resultados esperados:  Participação dos alunos nos projetos e ações desenvolvidos na escola com o intuito de envolver toda comunidade escolar em prol mudança de atitudes quanto a conflitos, limites, respeito e convívio no espaço escolar.

 

Avaliação: Produções dos alunos durante e ao final dos projetos e ações. Relatos dos alunos sobre a participação nos projetos e ações.

Início: 1º bimestre de 2021     Revisão: BIMESTRAL     Término: DEZEMBRO 2021

AÇÃO RESPONSÁVEL RESULTADO ESPERADO PRODUTO FINAL
01 Abordagem de vídeos e temas desencadores de reflexões acerca do RESPEITO MÚTUO em horários coletivos e reuniões pedagógicas (compartilhando inclusive vídeos do curso “Respeitar é preciso” para enriquecer a discussão e o processo de reflexão) Coordenador Pedagógico Envolvimento de todos os educadores da comunidade escolar na temática em questão.  
02 Roda de conversa com os alunos a respeito do TEMA Professor coordenador de turma Que os alunos compreendam o tema gerador e a partir dele tenham ideias para escolher o subtema que desejam estudar  
03 Levantamento de temas com os alunos. Professor coordenador de turma Espera-se que após elencado com os alunos subtemas, a turma possa eleger um assunto de maior interesse do grupo para que os professores possam pensar as ações.  
04 Justificativa do projeto a ser desenvolvido na Unidade:

Elaborada com os alunos junto ao professor orientador.

Professor Orientador Que os alunos, em posse do tema escolhido, consiga estabelecer o que querem saber sobre o tema e justificar com base em suas hipóteses. Justificativa do subtema
05 Qualificação do tema

 

Professor Orientador com apoio do prof. coordenador de turma Que os estudantes possam iniciar pesquisa sobre o tema, levantando dados para elaboração de questionário.

Professor orientador ajudar quanto às fontes de pesquisa e dados coletados.

 
06 Qualificação do tema

 

Professor Orientador Que os estudantes possam concluir pesquisas sobre o tema, levantamento dados para elaboração de questionário.

Professor orientador ajudar quanto às fontes de pesquisa e dados coletados.

 
07 Elaboração do questionário

 

Professor Orientador 1.Que os estudantes possam transformar informações coletadas sobre o tema em questionários. Usando linguagem clara e objetiva transformar as informações dos textos em questões que sejam capazes de responder as suas dúvidas iniciais acerca do tema escolhido.

2.Que definam em conjunto o publico a ser entrtevistado.

Questionário revisado, pronto para ser aplicado
08 Aplicação do questionário – Por qual via a intervenção

 

Professor Orientador Que os estudantes saiam para o trabalho de campo agindo de maneira imparcial para não influenciar as respostas, envolvendo tanto os funcionários da escola como a comunidade escolar como um todo. Dados coletados e devidamente registrados.
09 Tabulação das questões e comparação com as hipóteses formuladas

 

Professor Orientador Que sejam capazes de comparar as hipóteses iniciais com os resultados obtidos nas entrevistas e realizar leitura de gráficos

Organização de oficinas de análise de dados

 

Gráficos com as respostas do questionário aplicado.
10 Análise dos dados Professor Orientador Que os estudantes aprendam a tabular as questões, contando cada alternativa escolhida transformando o resultado em porcentagem.

Que façam gráficos em formato de pizza ou barras, de acordo com o tipo de questão, para cada pergunta tabulada.

 
11 Elaboração da apresentação Professor Orientador

 

Que os estudantes  escolham a forma, da apresentação dos seus trabalhos.  
12 Apresentação Professor Orientador Elaborar cartazes com os gráficos, ou escolher diferentes formas para mostrar as informações acerca do tema escolhido explicar o projeto. De acordo com os encaminhamentos do grupo
13 Encontro de pais diferenciados (bimestralmente) Coordenador e professores Organizar reuniões de pais com propostas formativas em torno da temática em questão os sensibilizando e buscando contribuir para a reflexão dos responsáveis acerca da temática. Além de compartilhar com os pais todo o processo de pesquisa e planejamento de ações que os seus filhos estão vivenciando na Unidade.  
14 Reuniões pedagógicas   Mapeamentos das situações, análise do percurso e do impacto nos envolvidos. Fazendo constantes diálogos avaliativos com o intuito de alimentar a tríade ação-reflexão-ação.