Tarefa 6 – Curso REP! – Dayane Fleming Oliveira Anastacio
Função
Coordenador Pedagógico
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
EMEF Prof João Franzolin Neto
PLANO DE AÇÃO: RESPEITO MÚTUO
Justificativa
Em nossa escola temos vários estudantes público-alvo da Educação Especial, também temos vários em situação de vulenerabilidade social e vítimas de violências psicológicas fruto do desrespeito causado pela falta de reconhecimento, por parte de muitos, desses como sujeito dentores de Direito e que portanto, merecem ter voz e serem, de fato, escutados.
No intuito de envolver toda comunidade escolar no processo de reflexão e de ações em relação à problemática acima elucidada, faz-se necessário elaborar um Plano que nortei as ações a serem tomadas em prol da formação de sujeitos que sejam capazes de intervirem em sua sociedade de modo a combater os preconceitos enraizados pelas tentativas de padronizações sejam elas em relação à formaçaõ familiar, à características fenotípicas, dentre outras, e que vise instigar a ação e reflexão de todos os envolvidos no ambiente escolar para que possam desenvolver sua cidadania, justiça, afetividade e seu senso de ética.
Finalidade: Incentivar o protagonismo infanto-juvenil por meio da realização de projetos e ações voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e do respeito mútuo focalizando o intercâmbio entre os conhecimentos formais e a realidade dos alunos. Favorecer a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.
Estratégia: Projetos de Convivência, focalizando a ação protagonista dos alunos em diversas ações além do Encontro de Pais diferenciado.
Objetivos/Resultados esperados: Participação dos alunos nos projetos e ações desenvolvidos na escola com o intuito de envolver toda comunidade escolar em prol mudança de atitudes quanto a conflitos, limites, respeito e convívio no espaço escolar.
Avaliação: Produções dos alunos durante e ao final dos projetos e ações. Relatos dos alunos sobre a participação nos projetos e ações.
Início: 1º bimestre de 2021 Revisão: BIMESTRAL Término: DEZEMBRO 2021
Nº | AÇÃO | RESPONSÁVEL | RESULTADO ESPERADO | PRODUTO FINAL | |
01 | Abordagem de vídeos e temas desencadores de reflexões acerca do RESPEITO MÚTUO em horários coletivos e reuniões pedagógicas (compartilhando inclusive vídeos do curso “Respeitar é preciso” para enriquecer a discussão e o processo de reflexão) | Coordenador Pedagógico | Envolvimento de todos os educadores da comunidade escolar na temática em questão. | ||
02 | Roda de conversa com os alunos a respeito do TEMA | Professor coordenador de turma | Que os alunos compreendam o tema gerador e a partir dele tenham ideias para escolher o subtema que desejam estudar | ||
03 | Levantamento de temas com os alunos. | Professor coordenador de turma | Espera-se que após elencado com os alunos subtemas, a turma possa eleger um assunto de maior interesse do grupo para que os professores possam pensar as ações. | ||
04 | Justificativa do projeto a ser desenvolvido na Unidade:
Elaborada com os alunos junto ao professor orientador. |
Professor Orientador | Que os alunos, em posse do tema escolhido, consiga estabelecer o que querem saber sobre o tema e justificar com base em suas hipóteses. | Justificativa do subtema | |
05 | Qualificação do tema
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Professor Orientador com apoio do prof. coordenador de turma | Que os estudantes possam iniciar pesquisa sobre o tema, levantando dados para elaboração de questionário.
Professor orientador ajudar quanto às fontes de pesquisa e dados coletados. |
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06 | Qualificação do tema
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Professor Orientador | Que os estudantes possam concluir pesquisas sobre o tema, levantamento dados para elaboração de questionário.
Professor orientador ajudar quanto às fontes de pesquisa e dados coletados. |
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07 | Elaboração do questionário
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Professor Orientador | 1.Que os estudantes possam transformar informações coletadas sobre o tema em questionários. Usando linguagem clara e objetiva transformar as informações dos textos em questões que sejam capazes de responder as suas dúvidas iniciais acerca do tema escolhido.
2.Que definam em conjunto o publico a ser entrtevistado. |
Questionário revisado, pronto para ser aplicado | |
08 | Aplicação do questionário – Por qual via a intervenção
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Professor Orientador | Que os estudantes saiam para o trabalho de campo agindo de maneira imparcial para não influenciar as respostas, envolvendo tanto os funcionários da escola como a comunidade escolar como um todo. | Dados coletados e devidamente registrados. | |
09 | Tabulação das questões e comparação com as hipóteses formuladas
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Professor Orientador | Que sejam capazes de comparar as hipóteses iniciais com os resultados obtidos nas entrevistas e realizar leitura de gráficos
Organização de oficinas de análise de dados
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Gráficos com as respostas do questionário aplicado. | |
10 | Análise dos dados | Professor Orientador | Que os estudantes aprendam a tabular as questões, contando cada alternativa escolhida transformando o resultado em porcentagem.
Que façam gráficos em formato de pizza ou barras, de acordo com o tipo de questão, para cada pergunta tabulada. |
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11 | Elaboração da apresentação | Professor Orientador
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Que os estudantes escolham a forma, da apresentação dos seus trabalhos. | ||
12 | Apresentação | Professor Orientador | Elaborar cartazes com os gráficos, ou escolher diferentes formas para mostrar as informações acerca do tema escolhido explicar o projeto. | De acordo com os encaminhamentos do grupo | |
13 | Encontro de pais diferenciados (bimestralmente) | Coordenador e professores | Organizar reuniões de pais com propostas formativas em torno da temática em questão os sensibilizando e buscando contribuir para a reflexão dos responsáveis acerca da temática. Além de compartilhar com os pais todo o processo de pesquisa e planejamento de ações que os seus filhos estão vivenciando na Unidade. | ||
14 | Reuniões pedagógicas | Mapeamentos das situações, análise do percurso e do impacto nos envolvidos. Fazendo constantes diálogos avaliativos com o intuito de alimentar a tríade ação-reflexão-ação. |