Tarefa 6 – Curso REP! – Daniela Girardelli de siqueira

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Daniela Girardelli de siqueira

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

Emei Ceu Butanta

Projeto – Curso Respeitar e preciso

 

Proposta de ação – Descarte de lixo em lugar certo

 

Justificativa: Em umas das reuniões da APM, uma das mães relatou que há muito lixo jogado no chão, em uma rua atrás do CEU. E que por mais que “a prefeitura” venha limpar, as pessoas “viciaram” em jogar lixo no local. Como há um córrego, além do prejuízo no local, muitas vezes, os entulhos caem na água.

Quem são os protagonistas: Toda a comunidade em torno do CEU e todos que frequentam a EMEI CEU Butantã.

Finalidade: Conscientizar a todos que frequentam o local que ali não é um local adequado para o descarte de lixo.

Objetivos/Resultados esperados: A comunidade em torno, tome consciência dos malefícios de juntar lixo no local e conheçam os locais adequados para descarte.

Ações:

Quando retornarmos as aulas, na reunião de pais conversarmos a respeito do problema trazido por esta mãe e pedir para que todos compartilhem com a família/amigos e vizinhos.

Em roda de conversa, conversar com as crianças (4 a 5 anos) sobre o problema e fazermos uma visita ao local, pois fica na entrada do estacionamento do CEU Butantã.

Perguntar para as crianças quais ideias eles têm para podermos solucionar e diminuir o problema.

A partir da conversa pedir para que elas façam cartazes para colocarmos no local.

Visitar um ECOPONTO que está próximo ao CEU Butantã, para que juntos (crianças, professores, e funcionários do Ecoponto), possamos achar uma solução para descarte correto.

Divulgar os endereços de ECOPONTO da região do Butantã – https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626 – acesso em 29/07/2020

 

A avaliação será a observação no dia a dia, acompanhando tamanho da montanha de lixo no local, até a completa diminuição.

Obs. Nas imagens anexadas, foram colocadas caçambas no local. Antes da quarentena não haviam, o entulho é deixado no chão. E no dia em que fotogra

Fotografia do local.

Tarefa em PDF