Tarefa 6 – Curso REP! – DAIANE RAMALHO DE OLIVEIRA

Data

22 de julho de 2020

Cursista

DAIANE RAMALHO DE OLIVEIRA

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

EMEI Alexandre Gama

PLANO DE AULA – RESPEITAR É PRECISO

 

NOME: Daiane Ramalho de Oliveira

R.F.: 8284741

E-mail: [email protected]

Unidade Educacional: Emei Coronel Alexandre Gama

 

OBJETIVO:

Desenvolver: autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e consequentemente influencia no desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.

JUSTIFICATIVA:

No curso tivemos a oportunidade de apreciar o Caderno Respeito na Escola e refletimos sobre existir um espaço de diálogo onde as crianças possam se posicionar e ter seus direitos garantidos e principalmente seus Direitos Humanos. Pensando nisso e no retorno das crianças para a escola após esse momento de Pandemia e oportunizando uma escuta atenta e um acolhimento efetivo, disponibilizaremos propostas em que essas ações sejam validadas. A instituição escolar de ensino infantil é um ambiente que proporciona convivência e socialização. É na escola que a criança da continuidade ao seu processo de individuação, de ser e estar no mundo. E é nesse processo, que a criança precisa desenvolver ferramentas para saber lidar com as diferenças, as dificuldades, o respeito a si mesmo e ao próximo, a empatia, resolução de conflitos de forma assertiva, regulação das emoções etc. É preciso acrescentar esforços para que juntos possamos entender e lidar com as emoções, sobretudo perante uma intensidade emocional, pois identificar, dar nome, verbalizar e comportar-se de forma adequada perante uma emoção exige aprendizado. E esse é um aprendizado contínuo que nos facilita percorrer pela vida de maneira mais inteligente.

PÚBLICO ALVO:

Educação Infantil – Infantil II

METODOLOGIA:

Receber as crianças em uma grande roda e iniciar uma conversa perguntando se todos estão bem.

Apresentar o filme que será assistido: Divertidamente.

Refletir sobre os sentimentos e emoções apresentados no filme e abrir a oportunidade para que as crianças se expressem, exponham sempre sendo mediado pela professora a identificar e perceber quais as emoções já conhecem e quais sentiu durante o período da Pandemia, sendo respeitado e acolhido, para que se sinta seguro e parte do grupo.

Desenhar um momento marcante e importante que envolveu alguma emoção e sentimentos durante os momentos que ficou em casa sem poder frequentar a escola e outros lugares.

Apresentar o desenho para os colegas e expressar sua experiência podendo assim realizar uma troca com seus colegas através da conversa sendo escutado e ouvindo.

Finalizar com um Mural da Emoções onde serão expostos todos os desenhos produzidos pelas crianças.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será constante através das observações realizadas durante todo o processo da proposta.