Tarefa 6 – Curso REP! – DAIANE RAMALHO DE OLIVEIRA
Função
PEIF
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
EMEI Alexandre Gama
PLANO DE AULA – RESPEITAR É PRECISO
NOME: Daiane Ramalho de Oliveira
R.F.: 8284741
E-mail: [email protected]
Unidade Educacional: Emei Coronel Alexandre Gama
OBJETIVO:
Desenvolver: autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e consequentemente influencia no desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.
JUSTIFICATIVA:
No curso tivemos a oportunidade de apreciar o Caderno Respeito na Escola e refletimos sobre existir um espaço de diálogo onde as crianças possam se posicionar e ter seus direitos garantidos e principalmente seus Direitos Humanos. Pensando nisso e no retorno das crianças para a escola após esse momento de Pandemia e oportunizando uma escuta atenta e um acolhimento efetivo, disponibilizaremos propostas em que essas ações sejam validadas. A instituição escolar de ensino infantil é um ambiente que proporciona convivência e socialização. É na escola que a criança da continuidade ao seu processo de individuação, de ser e estar no mundo. E é nesse processo, que a criança precisa desenvolver ferramentas para saber lidar com as diferenças, as dificuldades, o respeito a si mesmo e ao próximo, a empatia, resolução de conflitos de forma assertiva, regulação das emoções etc. É preciso acrescentar esforços para que juntos possamos entender e lidar com as emoções, sobretudo perante uma intensidade emocional, pois identificar, dar nome, verbalizar e comportar-se de forma adequada perante uma emoção exige aprendizado. E esse é um aprendizado contínuo que nos facilita percorrer pela vida de maneira mais inteligente.
PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil – Infantil II
METODOLOGIA:
Receber as crianças em uma grande roda e iniciar uma conversa perguntando se todos estão bem.
Apresentar o filme que será assistido: Divertidamente.
Refletir sobre os sentimentos e emoções apresentados no filme e abrir a oportunidade para que as crianças se expressem, exponham sempre sendo mediado pela professora a identificar e perceber quais as emoções já conhecem e quais sentiu durante o período da Pandemia, sendo respeitado e acolhido, para que se sinta seguro e parte do grupo.
Desenhar um momento marcante e importante que envolveu alguma emoção e sentimentos durante os momentos que ficou em casa sem poder frequentar a escola e outros lugares.
Apresentar o desenho para os colegas e expressar sua experiência podendo assim realizar uma troca com seus colegas através da conversa sendo escutado e ouvindo.
Finalizar com um Mural da Emoções onde serão expostos todos os desenhos produzidos pelas crianças.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante através das observações realizadas durante todo o processo da proposta.