Tarefa 6 – Curso REP! – Cristina Vital Mayer

Data

22 de junho de 2020

Cursista

Cristina Vital Mayer

Função

Módulo

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF BERNARDO O HIGGINS

TEMA: Um novo olhar após a Pandemia.

TEMPO DE PROPOSTA: Duração de uma semana, com a probabilidade de aplicarmos essa proposta pelo menos uma vez por mês durante o ano.

OBJETIVOS: Acolhimento, alegria, amizade, esperança, companheirismo, vivência, aprendizado, amadurecimento, escuta, perdas, olhares, sentimentos, força, união, tranquilidade e amor.

JUSTIFICATIVA: Neste momento, onde estamos fragilizados, com medo e preocupados com essa situação, não podemos cobrar do alunos os conteúdos. Não podemos esquecer que esses alunos e nós mesmo, não somos os mesmos, passamos por momentos de muita angústia, nos fazendo ter que enfrentar situações das quais não estávamos preparados. Muitos perderam pessoas queridas, outros passam por necessidades e nós também enfrentamos nossas dificuldades. Esse assunto COVID 19, preencheu nosso universo em todos os sentidos. Então no retorno, temos que tentar ao máximo envolver nossos alunos e seus familiares com palavras de conforto, amizade, mostrando que juntos somos mais fortes e que daí a diante tudo será diferente. Esse isolamento serviu para nos alertar de quantas vezes deixamos de ouvir nossos alunos, onde a preocupação maior era de passar os conteúdos, atingir metas. E na verdade todos querem ser ouvidos, acolhidos e que esse momento trás muito aprendizado, um aprendizado para vida, um amadurecimento. Ao professor cabe cuidar também. E quem disse que não podemos transformar esse momento em grandes projetos? Transformar esse possível sofrimento e perdas em grandes relatos? Tornar a escola um ambiente mais humanizado.

METODOLOGIA: Escola de portas abertas, enfeitadas com um lindo mural de boas vindas, com fotos das crianças nos momentos de muita alegria, dentro da escola. Recebendo os grupos de pais, divididos por séries para evitar aglomerações, com uma linda mesa, com bolos e café feito pelas professoras. A mesa com frases motivacionais, de conforto e alegria pela volta. Depois das boas vindas e um bom bate papo. Vamos explicar aos pais e alunos o que os esperam.

ATIVIDADES: Quase todas as salas com algum entretenimento, incluindo as áreas externas. Na horta um grupo esperando para plantas, mexer na terra. Na sala de leitura, um sarau de poesias onde os pais e alunos poderão participar, contação de histórias. Nas salas de aula, cantos com pintura, oficina de materiais reciclados. No pátio brincadeiras de circuito com as crianças.  Uma verdadeira festa da família. Lógico que respeitando o distanciamento e todos fazendo o uso da máscara.

ACOMPANHAMENTO: Esse projeto seria acompanhado e executado de perto pelos Gestores, professores e funcionários da escola e poderíamos contar com um equipe de pais para organizar e ajudar na execução.

TERMINO COM ESSE POEMA DE PAULO FREIRE Escola é

…o lugar que se faz amigos.

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos…

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O Coordenador é gente,

O Professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parece, indiferente, frio, só.

Impostante na escola não é só estudar, não é só trabalhar.

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Orar é lógico…

Numa escola assim vai ser fácil

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz,

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.