Tarefa 6 – Curso REP! – Cristina Meireles Antunes

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Cristina Meireles Antunes

Função

Professor de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Cei Chácara Dona Olivia

Nome: Cristina Meireles Antunes 

Curso: Respeitar é preciso 

 

Proposta de ação 

Considerando que estamos afastados da escola, em trabalho remoto, a proposta de projeto é voltada ao retorno das aulas presenciais, na educação infantil. 

A partir do curso, com o tema em direitos humanos, buscamos desenvolver um projeto com a participação de toda comunidade escolar, com o objetivo de fazer  a escola um espaço  agradável, com alunos participativos e com respeito ao próximo, assim trabalhando leituras, cantigas e brincadeiras envolventes, propondo discussão , participação e envolvimento dos alunos, familiares e toda a comunidade escolar. 

 

JUSTIFICATIVA 

O projeto é baseado no curso respeitar e preciso, considerando os direitos humanos, as múltiplas linguagens e culturas, com a perspectiva de contribuir na formação social e política através de práticas pedagógicas propostas. 

  

DURAÇÃO: 

2 a 3 meses. 

 

OBJETIVOS 

Desenvolver momentos de reflexão, valores humanos, com diálogos em roda de conversa, relacionando o dia a dia com os direitos humanos e mediação de conflitos, buscando a igualdade, consciência e empatia, compreender conceitos de cidadania e direitos e deveres. 

 

MÉTODO: 

Roda de conversa, com assuntos pertinentes a pandemia, como passaram o isolamento, se alguém da família ficou doente, além de assuntos relacionados ao retorno escolar, os cuidados e higiene, incluindo sempre na conversa os direitos humanos, cidadania e deveres. 

Contação e recontacão de histórias pertinentes as diversidades, respeito e cidadania. 

 

Livro: O tupi que você fala 

Autor: Cláudio Fragata 

Livro: Papai 

Autor: Philippe Corentin 

Livro: Menina bonita do laço de fita 

Autor: Ana Maria Machado 

 

Cantigas de roda: 

Vai abobora, vai melão. 

https://www.youtube.com/watch?v=1vRW0HUO3Gc 

Caranguejo/ O cravo e a rosa. 

https://www.youtube.com/watch?v=gsSY0i_-Ypw 

Parlendas  

https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs 

 

BRINCADEIRAS: 

Brincadeiras tradicionais dirigidas, com regras para desenvolver o aprendizado em respeitar regras, convívio social, dividir espaço e aguardar a sua vez, como escravos de jô, amarelinha e lencinho branco, assim como tempo livre de brincadeiras espontâneas para observação e se necessário intervenções. 

 

AVALIAÇÃO :

Avaliação continua, através das conversas em grupo, após as leituras e durante as brincadeiras.