Tarefa 6 – Curso REP! – Cristina Meireles Antunes
Função
Professor de educação infantil
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
Cei Chácara Dona Olivia
Nome: Cristina Meireles Antunes
Curso: Respeitar é preciso
Proposta de ação
Considerando que estamos afastados da escola, em trabalho remoto, a proposta de projeto é voltada ao retorno das aulas presenciais, na educação infantil.
A partir do curso, com o tema em direitos humanos, buscamos desenvolver um projeto com a participação de toda comunidade escolar, com o objetivo de fazer a escola um espaço agradável, com alunos participativos e com respeito ao próximo, assim trabalhando leituras, cantigas e brincadeiras envolventes, propondo discussão , participação e envolvimento dos alunos, familiares e toda a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
O projeto é baseado no curso respeitar e preciso, considerando os direitos humanos, as múltiplas linguagens e culturas, com a perspectiva de contribuir na formação social e política através de práticas pedagógicas propostas.
DURAÇÃO:
2 a 3 meses.
OBJETIVOS
Desenvolver momentos de reflexão, valores humanos, com diálogos em roda de conversa, relacionando o dia a dia com os direitos humanos e mediação de conflitos, buscando a igualdade, consciência e empatia, compreender conceitos de cidadania e direitos e deveres.
MÉTODO:
Roda de conversa, com assuntos pertinentes a pandemia, como passaram o isolamento, se alguém da família ficou doente, além de assuntos relacionados ao retorno escolar, os cuidados e higiene, incluindo sempre na conversa os direitos humanos, cidadania e deveres.
Contação e recontacão de histórias pertinentes as diversidades, respeito e cidadania.
Livro: O tupi que você fala
Autor: Cláudio Fragata
Livro: Papai
Autor: Philippe Corentin
Livro: Menina bonita do laço de fita
Autor: Ana Maria Machado
Cantigas de roda:
Vai abobora, vai melão.
https://www.youtube.com/watch?v=1vRW0HUO3Gc
Caranguejo/ O cravo e a rosa.
https://www.youtube.com/watch?v=gsSY0i_-Ypw
Parlendas
https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs
BRINCADEIRAS:
Brincadeiras tradicionais dirigidas, com regras para desenvolver o aprendizado em respeitar regras, convívio social, dividir espaço e aguardar a sua vez, como escravos de jô, amarelinha e lencinho branco, assim como tempo livre de brincadeiras espontâneas para observação e se necessário intervenções.
AVALIAÇÃO :
Avaliação continua, através das conversas em grupo, após as leituras e durante as brincadeiras.