Tarefa 6 – Curso REP! – Cleonice Silva Ferreira da Cunha

Data

2 de julho de 2020

Cursista

Cleonice Silva Ferreira da Cunha

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEI Bem Aventurado José Escrivã

Meu nome é Cleonice sou professora de Educação Infantil e Fundamental. No momento atuo em uma unidade de Educação Infantil, onde exitem muitos conflitos ligados a religião (datas comemorativas e festas) também em relação a gestão democrática, aos direitos e deveres de todos os funcionários e familiares que fazem parte desta unidade.

Minha proposta de ação em relação a tudo o que aprendi no curso, tornar tudo isso algo pratico.

Seria produzir inicialmente assembleias com as crianças dando à elas o direito de fala e escuta. Já que produzimos um discurso tão bonito de que elas são protagonistas. Acredito que deixa-las falar e opinar sobre assuntos inerentes a rotina do dia a dia é um primeiro passo para o respeito, para uma democracia verdadeira e diante de tudo poder de verdade mediar os conflitos que surgiram nessa caminhada.

Outra questão também seria Gestão democrática, rever práticas, abrir reuniões com o espaço para fala de todos e ampliar a discussão sobre direitos e deveres. Com todos os funcionários e pais também.

Promover e propiciar um ambiente, um espaço de escuta onde os conflitos podem ser mediados. Acredito que é o inicio dessa prática tão fomentada no decorre de todo curso.