Tarefa 6 – Curso REP! – Clelia Nizara Velten Ciriaco de Melo
Função
Professora
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
Emef Águas de Março
PROJETO: “RESPEITAR É PRECISO.”
TEMA
Volta as aulas, pandemia e direitos.
TEMÁTICA
Como voltar as aulas enfrentando a pandemia sem perder os direitos de educando.
PROBLEMA
Voltar para escola sem que o corona vírus seja dizimado.
OBJETIVO
Tentar fazer com que toda a comunidade escolar e seus familiares e/ou responsáveis dialogue sobre os prós e os contras do retorno das aulas.
PÚBLICO ALVO
Toda a comunidade escolar e seus responsáveis e/ou familiares.
JUSTIFICATIVA
Dar liberdade a todos os envolvidos de argumentarem sobre a volta das aulas ainda vivendo com a pandemia, buscando esclarecer todas as normas de higienização que se deve ter, respeitando a opinião de todos.
FINALIDADE
Tenho a intenção de unir a comunidade escolar durante os encontros levando tranquilidade aos alunos, professores, funcionários e família, procurando orientar a todos sobre o “novo jeito” de conviver uns com os outros. Sempre respeitando as normas de higienização e distanciamento social.
DURAÇÃO
Todo o final restante do 2º semestre de 2020.
DESENVOLVIMENTO
A ação para envolver toda a comunidade escolar no projeto Respeitar e preciso terá início com uma conversa com os professores, coordenação, direção e funcionários.
No primeiro momento vou explanar sobre o curso e convidá-los a fazer parte do projeto. Darei a sugestão que uma vez por semana façam uma roda de conversa com os alunos sobre o “novo” cotidiano, como está sendo o retorno das aulas, o que pensam sobre o momento em que estamos vivendo e que nestas conversas os alunos digam como gostariam que se desse o retorno as aulas. Essas conversas devem ser registradas para serem discutidas pelos professores, coordenação, administração e funcionários. Buscando encontrar respostas para dúvidas e questionamentos dos alunos, dando-lhes sempre um feedback.
As reuniões se estenderão aos pais e/ou responsáveis buscando saber deles como se sentem com relação a abertura das escolas e o que juntos pode ser feito para amenizar a ansiedade de todos.
AVALIAÇÃO
Observação diária do comportamento de todos os envolvidos no decorrer do processo do projeto.
OBS: Sou nova na escola e não deu para saber os problemas que a escola enfrenta. Estou fazendo parte da Comissão de conflitos pela primeira vez.