Tarefa 6 – Curso REP! – Clelia Nizara Velten Ciriaco de Melo

Data

8 de julho de 2020

Cursista

Clelia Nizara Velten Ciriaco de Melo

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Emef Águas de Março

PROJETO: “RESPEITAR É PRECISO.”

 

TEMA

Volta as aulas, pandemia e direitos.

TEMÁTICA

Como voltar as aulas enfrentando a pandemia sem perder os direitos de educando.

PROBLEMA

Voltar para escola sem que o corona vírus seja dizimado.

OBJETIVO

Tentar fazer com que toda a comunidade escolar e seus familiares e/ou responsáveis dialogue sobre os prós e os contras do retorno das aulas.

PÚBLICO ALVO

Toda a comunidade escolar e seus responsáveis e/ou familiares.

JUSTIFICATIVA

Dar liberdade a todos os envolvidos de argumentarem sobre a volta das aulas ainda vivendo com a pandemia, buscando esclarecer todas as normas de higienização que se deve ter, respeitando a opinião de todos.

FINALIDADE

Tenho a intenção de unir a comunidade escolar durante os encontros levando tranquilidade aos alunos, professores, funcionários e família, procurando orientar a todos sobre o “novo jeito” de conviver uns com os outros. Sempre respeitando as normas de higienização e distanciamento social.

DURAÇÃO

Todo o final restante do 2º semestre de 2020.

DESENVOLVIMENTO

A ação para envolver toda a comunidade escolar no projeto Respeitar e preciso terá início com uma conversa com os professores, coordenação, direção e funcionários.

No primeiro momento vou explanar sobre o curso e convidá-los a fazer parte do projeto. Darei a sugestão que uma vez por semana façam uma roda de conversa com os alunos sobre o “novo” cotidiano, como está sendo o retorno das aulas, o que pensam sobre o momento em que estamos vivendo e que nestas conversas os alunos digam como gostariam que se desse o retorno as aulas. Essas conversas devem ser registradas para serem discutidas pelos professores, coordenação, administração e funcionários. Buscando encontrar respostas para dúvidas e questionamentos dos alunos, dando-lhes sempre um feedback.

As reuniões se estenderão aos pais e/ou responsáveis buscando saber deles como se sentem com relação a abertura das escolas e o que juntos pode ser feito para amenizar a ansiedade de todos.

AVALIAÇÃO

Observação diária do comportamento de todos os envolvidos no decorrer do processo do projeto.

 

 

OBS: Sou nova na escola e não deu para saber os problemas que a escola enfrenta. Estou fazendo parte da Comissão de conflitos pela primeira vez.