Tarefa 6 – Curso REP! – Claudia Fernandes Brasileiro

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Claudia Fernandes Brasileiro

Função

PEI

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

CEI Jardim Vila Pedroso

Olá,

Conforme solicitado hoje por Celinha Nascimento via email, estou re enviando minha tarefa (já enviada em 26/06), considerando que o arquivo não estava abrindo ( uma pena porque estava tão lindo!). Agradeço à atenção e a fonte de riqueza que nos foi proposta.

PROJETO RESPEITAR É PRECISO

DIAGNÓSTICO:

RESPEITO MÚTUO COMO RESPONSÁVEL EM TODAS RELAÇÕES HUMANAS.

PÚBLICO ALVO:

GESTÃO, GRUPO DE APOIO, PAIS(alguns) E PROFESSORES READAPTADOS.

OBJETIVOS:

  • FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE RESPEITO;
  • PROMOVER REFLEXÃO EM RELAÇÃO À ESCUTA E AO DIÁLOGO CONSIDERANDO UM CONVÍVIO MAIS HARMONIOSO;
  • PROMOVER DEBATES EM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVAÇÃO DE MODO A TRAZER MOBILIZAÇÃO/CONTRIBUIÇÃO;
  • VALORIZAR E PRESERVAR A DIGNIDADE DE TODOS E DE CADA UM;
  • LEVANTAR REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS DE DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS;
  • DESPERTAR NOVOS OLHARES SOBRE RESPEITO E DESRESPEITO NAS AÇÕES E RELAÇÕES ESCOLARES;
  • ESTIMULAR AO RESPEITO MÚTUO, A ESCUTA, AO DIÁLOGO CONSIDERANDO A SI E AO OUTRO COMO SUJEITO DE DIREITOS.

METAS:

APRIMORAR AS RELAÇÕES HUMANAS NO COTIDIANO PARA UM CONVÍVIO MAIS HARMONIOSO DENTRE OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA AOS DIREITOS HUMANOS.

AÇÕES PLANEJADAS:

EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO, UTILIZAMOS AS REDES SOCIAIS PARA COMUNICAÇÃO, PORÉM PARA DESENVOLVERMOS ESTE PROJETO TAMBÉM UTILIZAMOS A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO MICROSOFT TEAMS PARA POSTAGEM DE MATERIAIS DO PROJETO RESPEITAR É PRECISO COM PROPÓSITO DE ESTUDOS, LEITURA E REFLEXÕES ENTRE OUTROS.

SEMANALMENTE TEMOS REUNIÕES PARA DISCUSSÃO, AMADURECIMENTO, ESCLARECIMENTOS SOBRE OS TEMAS CONSIDERANDO NOSSO TERRITÓRIO. REALIZAMOS TAMBÉM QUESTIONÁRIOS E DINÂMICAS INTERATIVAS COM MÚSICAS E POESIAS PELO GOOGLE FORMS, TEAMS, ENTRE OUTROS.

CRONOGRAMA:

  • JUNHO: PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO;
  • JULHO/AGOSTO: INICIAÇÃO, APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO;
  • SETEMBRO: PREVISÃO DE RETORNO ÀS AULAS, PORTANTO, PRÁTICAS DENTRE AS AÇÕES E RELAÇOES HUMANAS VOLTADAS AO DISCUTIDO E REFLETIDO NO PROJETO.

OBS: ESTE CRONOGRAMA É FLEXÍVEL, RESPEITANDO A ATUAL PANDEMIA VIVIDA NESTE MOMENTO.

PROJETO RESPEITAR É PRECISO

MOMENTOS DO PROJETO REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS REUNIÃO DO GRUPO
PREPARAÇÃO

08 À 19/06

­XXXXX

1º MOMENTO

(22 à 26/06)

22/06

24/06

2º MOMENTO

(29/06 à 03/07)

29/06

01/07

3º MOMENTO

(06/07 à 10/07)

06/07

08/07

4º MOMENTO

(13/07 à 17/07)

20/07

22/07

5º MOMENTO

(20/07 à 24/07)

27/07

29/07

6º MOMENTO

(27/07 ….)

03/08

05/08

IMPLEMENTAÇÃO:

  • CRIAÇÃO DE PAINÉIS, MURAIS INFORMATIVOS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO VOLTADOS ÀS AÇÕES E RELAÇÕES HUMANAS DEMONSTRANDO O RESPEITO MÚTUO COMO PRINCIPAL RESPONSÁVEL DE GARANTIAS DE DIRETOS HUMANOS;
  • AMPLIAÇÃO DO GRUPO COM CONVITES E PALESTRAS VOLTADOS ÀS NECESSIDADES TERRITORIAS FOCADAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.

ACOMPANHAMENTO:

AÇÕES CONTÍNUAS COMO REUNIÕES, DEBATES E PROPOSTAS DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA, DE RELAÇÕES HUMANAS PARTINDO DAS NECESSIDADES TERRITORIAIS AMPARADAS POR UMA EDUCAÇÃO FOCADA NOS DIREITOS HUMANOS, OU SEJA, DIREITOS DE TODOS.

AVALIAÇÃO:

AMBIENTE HARMONIOSO COM EXPANSÃO DO PROJETO RESPEITAR É PRECISO.

 

CEI JARDIM VILA PEDROSO
DRE SÃO MIGUEL PAULISTA

CLAUDIA FERNANDES BRASILEIRO