Tarefa 6 – Curso REP! – Cláudia Alessandra Pontes Duarte

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Cláudia Alessandra Pontes Duarte

Função

Prof de ensino fundamental e médio ciências

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF PROF RIVADAVIA MARQUES Jr

PROPOSTA DE AÇÃO  – PROFª CLÁUDIA PONTES – EMEF PROFº RIVADÁVIA MARQUES JÚNIOR

WEBQUEST – TCA RIVADÁVIA 2020

JUSTIFICATIVA: Levando em consideração o processo de Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), projeto esse desenvolvido anualmente com o ciclo autoral nas escolas municipais, e considerando toda o levantamento e apontamentos de temas discutidos com os alunos ainda durante as aulas presenciais, fez se necessário que a temática a ser trabalhada com os alunos estaria relacionada ao estudo de Direitos Humanos em suas diversas formas, o que vem de encontro também com o material Trilhas de Aprendizagem 2 recebido pelos alunos contextualizando a temática em todas as disciplinas. Esse ano eu tenho turmas de TCA portanto, estou desenvolvendo todo esse processo descrito com meus alunos.

DESENVOLVIMENTO: Esse plano contará além da participação dos alunos do ciclo autoral 7º ao 9º ano, com os professores regentes de todas as disciplinas, com o apoio de parcerias autônomas no que se refere a Lives, Slam e palestras, com a comunidade respondendo os formulários para a confecção e finalização da WEBQUEST que produzi em trabalho conjunto a parceira da área tecnológica e a coordenadora pedagógica, com a equipe gestora da escola na orientação e participação das lives e com os demais alunos sem ser do ciclo autoral, na importância das atividades realizadas com os professores sobre o tema.

A intenção do projeto é que os alunos se apropriem  de todo conteúdo referente aos Estudos de Direitos Humanos contextualizada nas disciplinas  e utilizar esse conteúdo para se conscientizar e agir de forma autônoma para desenvolver uma intervenção social.

Os Objetivos da proposta são:  desenvolver um SARAU com a temática depois de todo material ser trabalhado com os professores; utilizar uma ferramenta TECNOLÓGICA (Scratch, Stop Motion, Tik Tok, Snapchat entre outros) para incluir num padlet suas criações, nesse ítem é onde estarei atuando com minhas turmas; e por fim com o 9º ano apresentar em forma de vídeo com suas equipes já formadas uma intervenção social  que  visam à participação dos alunos em desenvolver um trabalho com autoria e responsabilidade na vida em sociedade de modo que o mesmo, ao intervir no âmbito das experiências do apresentadas, possam tornar mais justas as condições sociais vigentes.

A duração dessa proposta é para o ano letivo de 2020, ela ainda está em percurso e vem sendo desenvolvida e mediada pelos profissionais citados no início desse relatório.

As ações estão sendo pontuadas durante as formações com a coordenação pedagógica; com discussões, socializações, apresentações de materiais e vídeos, e estudo do material oficial para estudos com os alunos na rede municipal de ensino; a alimentação de um padlet com o percurso que cada professor deve seguir, preparar e mediar o tema com seus alunos; apresentar na plataforma Classroom a WEBQUEST RIVA 2020 para que o alunos se apropriem do material, das tarefas, da apresentação das produções e da avaliação a ser seguida com o trabalho concluído.

Os resultados dessa proposta serão verificados com a participação na inclusão das atividades no PADLET , nos formulários disponíveis sobre o desenvolvimento do aluno em suas produções autônomas e nas apresentações dos vídeos produzidos com o tema DIREITOS HUMANOS que também serão incluídas no padlet no site WEBQUEST RIVA 2020

Segue o link da WEBQUEST para apreciação do nosso trabalho:    https://sites.google.com/edu.sme.prefeitura.sp.gov.br/webquest-rivadavia/in%C3%ADcio

Observação: Fica aqui também nosso convite caso queiram de alguma forma contribuir, participar ou até mesmo conduzir uma live com nossa escola e nossos alunos. Acredito que seria sucesso mais que garantido.