Tarefa 6 – Curso REP! – Catia Aparecida Aguilera Silva

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Catia Aparecida Aguilera Silva

Função

Professora de Educação Infantil e Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI DOUTOR BUENO DE AZEVEDO

Nome: Catia Aparecida Aguilera Silva         RF: 736.006.1
Professora da EMEI Bueno de Azevedo, Dr., e membro da Comissão de Mediação de Conflitos da U.E.

PLANO DE TRABALHO

Projeto: MAPEAMENTO POR EMOÇÕES

Introdução: A construção ao fortalecimento em DH (Direitos Humanos), está vinculado ao processo educativo, que começa deste cedo. A igualdade começa na coletividade e barra na individualidade, ambos devem ser respeitados. O interesse individual nunca pode se sobrepor ao interesse coletivo. O limite sempre será em relação ao direito do outro.
Envolvidos: O plano envolve a participação de toda a comunidade escolar: crianças, professores, quadro de apoio, gestores, etc.
Objetivo: Com objetivo de buscar promover no cotidiano escolar uma EDH, trazendo para dentro dos espaços da U.E. uma relação de respeito mútuo para o convívio e bem estar de todos.
Finalidade: Com a intencionalidade que os valores apresentados dentro do ambiente escolar, como a dignidade humana, a solidariedade, a igualdade e equidade, sejam praticados para além dos muros da escola.
Justificativa: Identificar visivelmente dentro da U.E, os espaços/ambientes que apresentem emoções negativas (através de emojis), e assim detectar onde possa possivelmente estar ocorrendo desrespeito a alguém. E através de diálogos, ações possam ser traçadas, para que ações sejam dialogadas, visando a melhora emocional desse ambiente.
Desenvolvimento: Farei um mapa em papel (cartolina ou papel pardo), onde será mapeado todos os ambientes/espaços físicos da U.E. (parque, quadra, area externa, sala de vídeo, refeitório, cozinha, sala 1, sala 2, sala 3, sala 4, banheiros, corredores, secretaria, sala da direção, sala da coordenadora, sala dos professores, corredor de entrada e saída). Confecção de emojis em papel sulfite, emojis considerados positivos e emojis negativos (que representem: alegria, tristeza, raiva, etc., colocados em anexos ).
O trabalho de mapeamento, será desenvolvido numa EMEI, portanto usarei como estratégia para mapear esses espaços, os diversos emojis (triste, alegre, raiva, etc.), para que todos possam, de acordo com seu ponto de vista, classificar através dos emojis, os diversos ambientes/espaços da escola.
Período/Duração: A cada ano letivo. Levando em conta que a cada ano letivo, circula na escola, novos indivíduos, que devem ser ouvidos.
Avaliação: A cada três meses, será feito um novo mapeamento, para avaliar possíveis mudanças nos espaços, após as devidas intervenções, visando alcançar uma melhora na classificação do ambiente, para um aumento de emojis positivos. Continuamente estar sempre buscando analisar os obstáculos que possam estar impedindo o respeito mútuo.

feliz (emoji positivo)

muito divertido (emoji positivo)

gosta muito (emoji positivo)

muito feliz (emoji positivo)

não sabe (emoji neutro)

chateado (emoji negativo)

não gosta (emoji negativo)

nervoso/bravo (emoji negativo)

muito triste (emoji negativo)

tristeza (emoji negativo)

tristeza (emoji negativo)