Tarefa 6 – Curso REP! – Cassia de Jesus Moura

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Cassia de Jesus Moura

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Cei Jardim Helena

Tema: O diálogo como ferramenta para ajustar o cotidiano  do cei  pós-pandemia.

Justificativa: Só se efetiva a escola democrática por meio do respeito mútuo, do diálogo e da escuta significativa.O diálogo não se estabelece por si só,é necessário criar um ambiente favorável para que ele apareça e cresça. Essa tarefa busca  criar uma oportunidade para envolver toda comunidade escolar em um diálogo que revele os possíveis conflitos que a escola enfrentará no seu cotidiano pós-pandemia.

Objetivo:  Exercitar a escuta mútua para favorecer o fortalecimento da cultura de respeito no ambiente escolar.

Duração: Quatro semanas.

Estratégia: Será entregue para as famílias no primeiro dia de retorno às aulas, um formulário com as seguintes perguntas:

A) Conte-nos um pouco como foi esse período em que a escola permaneceu fechada? Qual foi a maior dificuldade que a família e acriança tiveram que enfrentar?

B)Algum membro da família testou positivo para a covid-19? Perdeu algum ente-querido? Caso sua resposta seja sim.Como a criança está reagindo emocionalmente e fisicamente?

C)Quais pontos positivos você consegue descrever sobre a escola?Quais os pontos negativos? O que você acha que precisa ser mudado?Cite algumas sugestões para que nossa escola seja uma escola melhor.

D)Você se sente acolhido pela escola? Gostaria de participar mais da escola? De qual forma?

 

Assim que os pais chegarem na escola serão recepcionados e informados da necessidade de aguardar um pouco para uma conversa rápida,então serão orientados sobre o formulário ‘ a intencionalidade”e poderão levar para casa para responder com calma e trazer no dia seguinte e entregar para a professora; cada professora ficará responsável em receber os formulários das suas respectivas turmas.Após a devolutiva nos reuniremos, gestores e professores para dialogarmos sobre os assuntos abordados nos formulários e juntos pensarmos em ações pára efetivar a escuta das famílias e das crianças.

Avaliação:A avaliação se dará através da devolutiva das famílias via formulário e das ações realizadas por toda comunidade escolar para efetivação da escuta mútua.