Tarefa 6 – Curso REP! – Cassia da Silva Conrado
Função
Professora de educação infantil
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
CEI INCONFIDENTES
Curso: RESPEITAR É PRECISO! – a Educação em Direitos Humanos e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos.
Cursista: Cassia Da Silva Conrado.
Projeto: Cuidando de cada um cuidamos de todos- O respeito mútuo como essência das relações na Educação Infantil.
Justificativa:
Enquanto professora e estando no chão da escola constantemente vivo e presencio situações de respeito e desrespeito entre adulto/adulto, adulto/criança e muitas vezes entre criança/criança. Portanto, faz-se necessária a busca por garantir propostas, ações e escutas com vistas a oportunizar aos bebês e crianças pequenas do nosso CEI, o convívio em um ambiente no qual eles sejam reconhecidos em seu protagonismo, nas suas características e singularidades e que sintam-se seguros para expressar seus desejos com liberdade.
Organizações envolvidas:
Ações preventivas e permanente a partir da Comissão de Mediação de Conflitos tendo como premissa oportunizar situações de reflexão, diálogo e cuidado com os bebês e crianças a partir da sensibilização e das ações dos adultos que compõem os espaços do CEI.
Resultados esperados:
Construção de uma ambiente aberto à escuta das crianças que expressam seus anseios através de palavras, gestos e balbucios.
Contribuir para que possa ser desenvolvida e ampliada nos educadores uma postura reflexiva a partir do reconhecimento dos direitos de um e dos direitos de todos, de maneira que assumam-se como primeiros responsáveis, no que tange ao âmbito escolar, em oportunizar processos, ações e vivências que contemplem o respeito mútuo em todas as suas esferas.
Duração:
Educação em direitos Humanos não é uma fórmula que pode se dar por finalizada, e sim, uma construção diária e permanente de maneira compromissada, a partir dessa realidade, a duração em princípio dessas ações aqui propostas visam o retorno das aulas em qualquer tempo que este venha ocorrer, seguindo para o estabelecimento de uma cultura de escuta atenta e ativa tão essenciais na busca por uma sociedade mais respeitosa.
Quais serão as ações:
Sensibilização por meio de vídeos, textos e dinâmicas com os adultos do CEI em momentos de formação e outros que possam ser planejados de acordo com o calendário letivo.
Leituras e contação de histórias que sejam significativas e contenham situações reais da vida em nossa sociedade e suas demandas.
Tendo como foco cantigas e parlendas que carregam em si todo arcabouço cultural dos espaços e da comunidade em que a escola está inserida, bem como dos demais povos e culturas que compõem a história humana, ampliando esse experienciar do corpo com danças, jogos simbólicos e o universo das artes.
Como ponto de partida fazer uso dos cadernos do Respeitar é Preciso de forma a tornar este conhecido e norteando os momentos de formação/reflexão.
Avaliação:
Partindo da premissa que avaliação na educação infantil se dá por meio do processo de desenvolvimento e envolvimento infantil, tomamos como base o retorno sincero dos bebês e crianças com seus envolver-se, ou não, com suas investigações e interpretações que em podendo ser documentada constarão em fotos, textos que registrem suas indagações e afirmações.
Em relação aos adultos: professores, gestores, familias, e demais educadores dessa comunidade escolar, essa avaliação será pensada a partir da percepção de ter existido ao longo do projeto real empenho para uma busca para diálogo e escuta mútua, ainda que muitas vezes não se tenha chegado a uma solução pronta ou esperada.
Algumas sugestões de vídeos:
– A importância do respeito mútuo e da empatia (S2 Treinamentos) https://youtu.be/rMpB7sFMv6Y
– Formação para a escuta de crianças (Paralápraca)
Respeito e Tolerância (Turma da Mônica)
– Os bichinho do jardim – História sobre amizade e respeito (Aleyr Azeredo) https://youtu.be/sJy0z33K3jM
Sugestões de leitura:
– Um mundinho para todos (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen)
– Tudo bem ser diferente ( Todd Parr)
Sugestão de música:
– Normal é ser diferente (Grandes Pequeninos)
– A diferença é que nos une (Mundo Bita)
Algumas sugestões de textos reflexivos:
– A admirável beleza do “saber ouvir os outros” (Roberto Gameiro)
– “A escutatória” (Rubem Alves).
Esse projeto foi elaborado a partir de conversas e reflexões em conjunto com a cursista Débora Cristina de Alencar Santana que atua como docente no CEI INCONFIDENTES juntamente comigo.