Tarefa 6 – Curso REP! – Carla de Fatima Goes e Oliveira

Data

18 de julho de 2020

Cursista

Carla de Fatima Goes e Oliveira

Função

Professora de Ensino Fundamental 2 e médio

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Dre-Ipiranga EMEF Cleomenes Campos

                        Projeto -Ação: Sarau pela Vida e dignidade humana.

 Tema central “ O retorno ás aulas de forma consciente, respeitosa e responsável”

Projeto transformando em coletivo: Com alunos, familiares e território escolar.

 

Autora: Carla de Fátima Goes e Oliveira

CPF-10727404865

RF 848482-1

 

Turma do Curso:  “Respeitar é preciso!” 2020

Verbos:  Respeitar, Acolher, Informar , Conscientizar.

  1. Justificativa

Trabalho em uma escola da rede Prefeitura de São Paulo, localizada em uma comunidade que antes da Pandemia Corona Vírus já era precária principalmente no verão tempo chuvoso, por ser perto do rio alaga, e todos os anos os alunos e familiares perdem tudo “ Já quase não tem nada” com isto, já havia epidemia de outras doenças como Dengue, pela facilidade de formar possas d’água em garrafas abertas com boca para cima, pneus etc.

A necessidade de um projeto educacional sobre normas de conservação de limpeza e higiene sempre foi necessário e agora ainda mais, pois contra o Corona vírus e a falta de responsabilidade de nossos governantes com a abertura das escolas, até o momento o que temos de concreto para não triplicar a quantidade de infectados é o afastamento social e lavar as mãos com água e sabão ou quando não possível o uso do álcool gel. Tudo muito bonito no papel, mas como conscientizar uma comunidade que não pode se afastar e muitas vezes tem falta de água em sua residência por semanas?

Desafio deste projeto-ação: A ideia deste Sarau surgiu para que os alunos maiores e mais atuantes da comunidade escolar ( grêmio  escolar),conscientizem os alunos menores e os moradores na batalha contra a contaminação em massa pelo Corona vírus, já no acolhimento do retorno as aulas, mas de forma seria, ativa, e em alguns momentos lúdica, pois a comunidade e os alunos se sentem mais pertencentes e aceitam melhor a sequência didática quando os temas envolvidos são poesias,Rap e Slam.

Tempo do projeto: Inicialmente o projeto seria de uma semana, respeitando as etapas, distanciamento, revezamento, a evolução dos os alunos e da comunidade local, mas poderia estender-se de acordo com a necessidade da escola, alunado e território escolar.

Mapeamento:  A escola entregou cestas básicas para a comunidade e neste momento, retirada da cesta básica na escola pelo responsável da família, foi feito um questionário pequeno mais útil sobre a realidade da comunidade e percebemos a falta de conscientização das famílias existentes nos arredores em relação a higiene, aglomeração, uso de máscaras e os  efeitos prejudiciais a sua saúde, e de outrem, do descumprimento destas regras, levou os professores a refletirem e procurarem soluções pertinentes para auxiliarmos todos os envolvidos nesta demanda. Trazer a comunidade local para o enfrentamento da COVID 19.

Discussão dos aspectos educacionais- culturais implicados no projeto

O tema do Projeto coletivo: Estamos em uma escola e tudo deve estar no bojo de uma sequência didática, multidisciplinar, logo o combate a contaminação deste vírus  trata-se de um tema atual e que mudou o mundo. Favorecendo o processo de aprendizagem da leitura e a oportunidade da escrita, com textos diversificados que permearão a comunicação em sala de aula virtual ou no retorno presencial e também o envolvimento dos alunos na criação das poesias, dos Raps e dos Slams que tratarão sobre os temas informativos: Pandemia, combate, higiene, empatia, direitos humanos, colaboração amor ao próximo entre outros. Que após a apresentação com o gênero principal poesia e seus diversos olhares, serão feitos destas poesias cartazes e bilhetes, gêneros auxiliares que serão colados pela escola em pontos estratégicos, valorizando o aluno que participou e informando e conscientizando a todos. Os alunos identificarão as características dos gêneros, conhecerão sua função nas sequências didáticas, vivenciadas no dia a dia se deparando com suas produções no coletivo e no individual. Poderão desenvolver a escrita e as leituras com ampliação de vocabulário, desenvolverão competências leitoras e escritora com habilidades para expor ideias próprias e socializar seus conhecimentos adquiridos no percurso do desenvolvimento das etapas do Projeto coletivo.

Com este Projeto individual, mas que visa o coletivo: Acredito que com a colaboração dos alunos, estudando em casa, lendo, buscando informações de forma mediada ou autônoma, mudará o olhar do aluno e da comunidade, e fará com que os alunos sejam protagonistas, autor e multiplicadores de uma cultura de conscientização de direitos e deveres, contra pandemia Corona vírus e epidemias como a Dengue, que é uma doença que também faz um grande número de mortes nesta comunidade.  O aluno passará a ser um agente ativo da transformação no bairro e no contexto onde vivem, mudando valores que colaboram para o bem-estar de toda comunidade escolar e dos seus arredores.

 

Mapeamento da rede de gêneros envolvidos na prática e indicação geral de atividades para a sequência didática

 Sarau pela Vida e dignidade humana.

 Tema central “ O retorno ás aulas de forma consciente, respeitosa e responsável”

Será desenvolvido da seguinte forma:

Explanação da justificativa para os professores, com o objetivo que todos se engajem neste Projeto:  Tema central “ O retorno ás aulas de forma consciente, respeitosa e responsável”

 

Apresentação da proposta de trabalho para os alunos maiores via online.

As sequências didáticas das etapas do projeto.

“Lives” de conversa sobre o tema com os alunos.
Leitura das informações sobre o Novo Corona vírus, com diversos textos para          enriquecimento da proposta de disseminar boas práticas.

Escolha e distribuição dos temas- Para que todos os aconselhamentos necessários estejam privilegiados.

Confecção escrita de Poesias, Rap e Slam  eficazes mais de tamanho pequeno, que após o acolhimento da  semana 1 de retorno, possa se transformar em cartazes e

Correção- Live de correção.

Retorno as aulas –  Cronograma – apresentações-

Transformar a poesia oral em escrita- Produção de cartazes de Informação e aconselhamentos.

Colar os cartazes produzidos pelos alunos pela escola com informações sobre o tema

Avaliação do Projeto–ação.

 

 Avaliação dos trabalhos

A avaliação dos trabalhos realizados será durante todo o percurso do Projeto coletivo: será observado o sucesso ou não do meu processo de aprendizagem, já os alunos serão observados e orientados em relação a autonomia quanto à leitura, escrita e os gêneros trabalhados na realização das atividades. Será importante refletir, avaliar e reavaliar o interesse e conhecimento em relação as atividades propostas, considerando os objetivos e o alcance dos alunos. As dificuldades apresentadas durante as etapas da sequência didática poderão ser sanadas no mesmo instante ou registradas em um diário para serem trabalhadas durante ou após a finalização do projeto com os alunos.

Acreditamos que a verdadeira avaliação deste projeto seja a transformação e conscientização observada com a mudança nas estatísticas desta Pandemia Corona Vírus e de outras epidemias como a Dengue nesta comunidade. E que haja uma conscientização do risco e da gravidade que essa doença pode causar a todos.

Faça sua parte!!!

Vidas da comunidade importam!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarefa-Tema central “ O retorno ás aulas de forma consciente, respeitosa e responsável”