Tarefa 6 – Curso REP! – Caren Alessandra Corrêa de Queiroz

Data

17 de julho de 2020

Cursista

Caren Alessandra Corrêa de Queiroz

Função

Professora Ed Inf e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Emei Dona Ana Rosa de Araujo

PROPOSTA DE AÇÃO : Diversidade á vista

Cursista : Caren Alessandra Corrêa de Queiroz

RF 8244278

Qual é a cor da Emei Ana Rosa ?

Será pink e rosa como seu nome ?

Será linda e negra como a noite ?

Será vermelha como um tesouro ?

Será amarela como o ouro ?

Será como eu,como você,ou como todos ?

Ela é o que nós somos :

Seres humanos que cuidam uns dos outros.

Caren Alessandra

 

Justificativa:Nossa escola Emei Dona Ana Rosa de Araújo localiza se no bairro Vila Mariana, possui seis salas e funciona nos períodos manhã das sete ás treze horas e, tarde das treze horas ás dezenove.

Possuímos três turnos de professoras qual compreende os horários manhã  intermediário e tarde e, o espaço escolar de acordo com a legislação métrica possui capacidade para 370 crianças.

Nossas crianças (grande parte delas) utilizam se do TEG Transporte Escolar Gratuito para chegar á Unidade Educacional vindo elas não somente do bairro de localização do espaço escolar mas também de outros bairros.

Há dentre nossas crianças também estudantes imigrantes e também estudantes com necessidades especiais.

O grupo de educadoras é heterogêneo, assim como nossas crianças e, na presente diversidade de ideias e corpos positivar e empoderar as várias belezas de nossas crianças, por meio de exemplos cotidianos, esta proposta de ação se coloca.

Finalidade: Valorizar a diversidasde de forma lúdica e concreta trabalhando a boa estima das características peculiares de cada criança e sua origem.

Objetivos: oferecer ás crianças leituras que a levem a se identificar ( em sua cor, em sua origem, em seus traços) e que permita espelhar a beleza da criança em seu imaginário.Fazer a criança ver se representada no espaço da escola e nas brincadeiras e leituras feitas e também possa identificar as belezas em seus amigos com diversas e outras características.

Neste objetivo acima descrito em nosso atual trabalho remoto de educadoras estamos realizando o estudo do livro Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro e revendo as leituras de nosso uso com visão mais apurada e discutindo que tipos de livros já lemos, quais devemos continuar lendo, quais devemos deixar de ler por conter aspectos que não valorizem características pontuais, e, quais mais devem ser propostos para que nossas crianças se vejam neles…

O resultado esperado da proposta presente é praticar, efetivar e alcançar a educação em direitos humanos com atividades de caráter permanente qual tragam o respeito ao outro e a si próprio na ação da convivência a partir de rodas de conversa, leituras e brincadeiras contextualizadas.

No possível retorno, assim que as condições de troca de materiais tornarem se seguras ( em virtude da Covid) empréstimos de livros podem ser pensados para que famílias também tenham acesso ás obras de nossa rotina.

 

Diverso Verso de cada um e cada uma

A beleza de cada família é linda!

O rosto de cada uma é trajetória de vida :

o cabelo crespo,curto ou comprido

guarda idéias do bem,belezas infinitas!

Seus olhos de que cor são?

O que seus olhos enxergam quando olham os amigos?

Tantos rostos diferentes

e,nas diferenças viva o respeito e, viva a vida !

Caren Alessandra

  

Duração: caráter permanente

Avaliação:antes do retorno ás aulas presenciais nossa avaliação tem sido os acessos aos vídeos postados no youtube e repostados no google class romm e, em nosso potencial retorno, a avaliação será feita a partir do que nos permitir os futuros protocolos ( exemplo poderemos trocar papéis com questionários avaliativos ás famílias) e, mesmo sem sabermos os meios permissivos, o diálogo continuará sendo nosso termômetro se nosso trabalho com as crianças tem sido significativo para elas e suas famílias.

https://www.youtube.com/watch?v=NDQME_Sv198