Tarefa 6 – Curso REP! – ANGELICA CAMARGO DE AQUINO

Data

26 de julho de 2020

Cursista

ANGELICA CAMARGO DE AQUINO

Função

Professor de Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEI VILA CHUCA

Ao longo do curso pude notar o quanto as famílias atendidas pelo CEI em que trabalho estão distantes, isso ficou ainda mais evidente em tempos de pandemia, onde apenas em duas das sete salas existe um contato direito com os alunos e família através do aplicativo WhatsApp.

Minha principal intenção é trazer de fato as famílias para a escola e que elas se sintam ouvidas e acolhidas de fato. Que vejam o CEI como um lugar de parceria onde sirva como uma rede de apoio, que se faz tão necessária principalmente nos tempos difíceis em que estamos vivenciando.

Mas para que este objetivo seja alcançado serão necessárias ações efetivas que ocorram por meio de um olhar mais apurado para o que realmente esperam de nós como Unidade Escolar, sendo assim elaborei uma ação que precisa de todo os educadores: professores, gestão e quadro de apoio.

Existe uma sala que serve pra a formação dos professores e que também serve como uma biblioteca improvisada, este lugar seria um espaço onde as famílias poderiam uma vez por semana (durante o horário de estudo coletivo) irem até esta sala para escolherem um livro, conversarem com os educadores, conversarem entre si e quem sabe, dependendo da disponibilidade da parceria com a UBS do bairro ter uma agente comunitária  saúde neste horário, todos com a mesma finalidade de acolher estas famílias.

Acredito que uma simples atitude seja um primeiro passo para estreitar a comunicação com as famílias, para que se sintam parte da comunidade escolar, e que se sintam acolhidas não somente nos primeiros dias de aula, mas durante todo o ano letivo e principalmente neste retorno às aulas, onde será fundamental o nosso apoio.