Tarefa 6 – Curso REP! – Andréa de Novais Vicente
Função
Professor Ed. Inf. E Ens. Fun. I
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
EMEF Jackson de Figueiredo
Plano de ação respeitar é possível
Apresentação
Considerando os temas abordados na realização do curso Respeitar é Preciso! – a Educação em Direitos Humanos e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos, tendo em vista a realidade apresentada de pandemia em nosso País que levou todos a uma situação de isolamento e visando um retorno acolhedor e que garanta o direito de todos e todas a disseminação do conhecimento da Educação em Direitos Humanos este plano pretende iniciar uma prática de escuta ativa de toda comunidade escolar em um ambiente democrático e de reflexão.
Justificativa
Partindo da observação do cotidiano escolar que apresenta muitas vezes conflitos que desrespeitam diferentes atores do convívio escolar, bem como, aproximando-se o retorno às aulas depois de um grande período de isolamento social e visando um maior acolhimento de toda comunidade escola, faz necessário o cultivo da prática de um espaço de escuta ativa que incentive o reconhecimento, a promoção e a proteção da garantia dos direitos humanos com respeito e dignidade a todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.
Objetivo geral desenvolver junto à comunidade escolar um espaço de escuta ativa, promoção dos conhecimentos dos direitos humanos e incentivo ao respeito mútuo.
Objetivo específico
Promoção de encontro com docentes, discentes e demais integrantes da comunidade escolar para um diálogo aberto onde possamos falar e sermos ouvidos dentro de temas que nos remetam aos direitos humanos e ao respeito por todos.
Procedimentos
Realizar roda de conversa uma vez por semana convidando alunos, funcionários, pais e ou responsáveis dos alunos para escutar ativamente e promover espaços de diálogos e debates sobre a leitura temas propostos.
Metodologia
No pátio escolar realizar um círculo de conversas onde teremos temas específicos para uma leitura teórica e questionamentos e roda de conversa onde todos poderão explicitar suas ideias a respeito dos temas propostos.
Avaliação
Avaliação contínua, no decorrer de cada encontro, através das conversas coletivas e do preenchimento de questionários de avaliação e sugestões.