Tarefa 6 – Curso REP! – Andréa Carla Micheli Perfecto
Função
PEI
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
CEI Jardim Ruth
Tarefa – Respeitar é Preciso!
Andréa Carla Micheli perfecto
Mapeamento
Decidi realizar minha tarefa a partir do tema Mapeamento em virtude do momento em que estamos vivendo com essa pandemia no mundo, mas o que vou destacar é a minha unidade escolar.
Verificando a realidade do momento e o que está acontecendo com as famílias, e o retorno que estamos tendo com as situações de aulas virtuais e mesmo o mapeamento da necessidade das famílias para um possível retorno das aulas presenciais.
A escola está toda envolvida nesse momento mesmo alguns funcionários mantendo a escola aberta, sendo que muitos têm problemas de saúde e foram afastados, mas todos estão fazendo sua parte à distância. A gestão sempre compartilha com todas as informações que circulam na rede para que a partir daí cada um possa realizar o seu trabalho.
Nós professores, desde o principio nos mobilizamos para dar toda “atenção” para as famílias mesmo que de forma remota através do facebook e whatsapp para poder passar um pouco de conforto e atenção a tudo que estávamos vivendo, mas o que percebemos foi que mesmo criando vídeos muito interessantes com dicas, brincadeiras, histórias etc. para as famílias curtirem e criarem com seus filhos pouco retorno se teve. Na escola são quase 120 crianças matriculadas e se tivemos 15 pais dando uma devolutiva nas redes sociais foi muito e isso frustrou um pouco ao grupo de professores, mas mesmo assim não desistimos e não deixamos de fazer o nosso trabalho e de criar e enviar as atividades para que toda a comunidade pudesse participar.
Agora com esse possível retorno para o CEI à gestão junto com os professores elaborou um questionário para que as famílias possam nos dar uma devolutiva quanto a posição de cada uma, o que pensam e como vão proceder.
O objetivo de todo esse trabalho é saber se as famílias estão bem, se as crianças estão participando das atividades escolares que estão sendo propostas e quais famílias estão precisando realmente desse retorno para a unidade escolar e qual o contato que eles tiveram com o covid19, se alguém pegou na família.
A duração dessa atividade será durante o trabalho remoto, com a análise dos dados assim que as famílias enviarem as respostas que então poderemos saber coo vamos proceder e nos organizar para o retorno de todos para a unidade escolar.
A minha avaliação quanto as atividades desenvolvidas para as crianças está sendo um pouco frustrada porque não tivemos o retorno esperado, as famílias não tem tido interesse em realizar e mesmo comentar como estão se saindo. No entanto sobre o questionário espero que o empenho seja maior com as devolutivas e que possamos fazer uma tabulação das respostas para então criarmos uma ação adequada e segura para o retorno de todos na unidade escolar, sendo nossa preocupação muito grande por se tratar de crianças muito pequenas.
Questionários às famílias