Tarefa 6 – Curso REP! – Andrea Aparecida Marin Pirassoli

Data

16 de junho de 2020

Cursista

Andrea Aparecida Marin Pirassoli

Função

Assistente de Diretor de Escola

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEU Cei Jd Paulistano

Considerando a volta às aulas e elaboração de uma proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar, imagino que devemos num primeiro momento fazer uma mapeamento de como estas famílias estão e de como absorveram todas as atividades propostas durante o Momento de Pandemia.

Precisamos saber quais angústias envolvem estas famílias neste momento e considerar para este retorno tão esperado por eles.

Acima de tudo, devemos também considerar a vulnerabilidade em que estas famílias se encontram.

A partir daí, começar a pensar em algo para retomada. Ações de combate ao Covid-19 deverão ser continuadas e prevenções de aglomerações deverão ser tomadas na Escola.

Todas as ações e interações compartilhadas com as famílias, deverão ser retomadas e resignificadas na volta às  aulas para que estas crianças se sintam seguras e acolhidas novamente.

O vínculo neste momento de Pandemia se deu através de plataformas virtuais, e devemos dar atenção neste retorno.

Uma proposta de escuta para este momento será primordial para o momento. As ações deverão ser tomadas a partir desta escuta da família e educandos. Da conversa entre Educadores e Gestores também.

Espero que neste retorno todos possam estar melhores como seres humanos e possam compartilhar momentos, sentimentos, brincadeiras, cuidados, felicidades e muitas vezes, lutos.  Mas as  conquistas e saberes alcançados num momento tão delicado, será para sempre lembrado.

Agradeço este momento de curso do Respeitar é Preciso, que foi muito bom e no momento oportuno em minha vida!