Tarefa 6 – Curso REP! – André Luiz dias leite

Data

13 de junho de 2020

Cursista

André Luiz dias leite

Função

Professor de ensino fundamental e médio - arte

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Céu Emef Tatiana belinky

ATIVIDADE FINAL PARA O CURSO : RESPEITAR É PRECISO.

Ação Pedagógica: Mapeamento de Instituição de Longa permanência para idosos (ILPI) na Região de Sapopemba e ação social.

Público alvo: Alunos do clico autoral: 7º; 8º e 9º anos. Alunos da EMEF Tatiana Belinky.

Objetivo Geral: Mapeamento de abrigo para idosos na Região de Sapopemba e desenvolvimento de ação social.

Objetivo específico: Empatia, valorização dos idosos, filantropia.

Justificativa: A região de Sapopemba pertence a zona Leste de São Paulo, segundo o último sendo possui 284.524 mil habitantes e com um IDH considerado média de: 0,786. Trata-se de uma região com muitas comunidades e carente de necessidades básicas, cercada também violência e vulnerabilidade social. Tendo em visto tal debilidade é sabido que os idosos são atingidos também pelas questões sociais e que muitos acabam por irem para os ILPI, onde muitas vezes não possuem afeto familiar e uma atenção mais acalentadora da sociedade como um todo.
Sendo assim torna-se viável a unidade escolar, fazer-se presente diante de tal problema e ajudá-lo, com carinho, empatia, visita, mapeamento de necessidades e ação social da comunidade para suprir algumas dessas necessidades.

Metodologia: Utilização interdisciplinar de várias matérias para realizar a análise crítica e mapeamento dos ILPI, tais como: Geografia: IDH. média de idades, abandono social, entre outros. Língua Portuguesa: Troca de cartas para com os idosos. Arte: Troca de desenhos.

Cronograma:

1) Levantamento da questão problematizadora

2) Mapeamento dos ILPI e escolha junto com a comunidade escolar do instituto escolhido para a ação. Contato e formalização da ação junto com o instituto. Verificação das necessidades do abrigo.

3) Abordagem formal com as matérias escolares.

4) Troca de cartas com os idosos.

5) Divulgação de ação social no CEU para arrecadação de materiais diversos e de necessidades

6) Arrecadação dos materiais.

7) Festas no abrigo com a presença de 2 alunos representantes de cada sala. (Se possível. Dependendo das orientações da prefeitura de São Paulo, frente ao COVID 19, caso contrário o material e a confraternização serão realizadas pela equipe do abrigo).

8) Divulgação dos resultados, abordagem com os alunos das ações realizadas.

CONHECIMENTO; HABILIDADE E ATITUDE – CHA.

Conhecimento: Conhecer as vulnerabilidades sociais e as demandas da comunidade na qual a unidade escolar está inserida.

Habilidade: Habilidade social e crítica, além de mecanismos assertivos para realização de ações sociais.

Atitude: Desenvolver de atitudes. práticas sociais e melhorias para a comunidade.