Tarefa 6 – Curso REP! – ANA PAULA DE DEUS NASCIMENTO

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

ANA PAULA DE DEUS NASCIMENTO

Função

PDI

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

Cei

Respeito Mútuo – Curso Respeitar é Preciso

 

Escola e Comunidade

 

 

O retorno será uma experiência inédita, acompanhada de apreensão e novos hábitos que precisarão estar inseridos na rotina diária com nossas crianças e colegas.

Estamos vivenciando um problema sanitário, que tem desdobramentos em outras áreas da vida. Por isso, mais do que nunca o contato com a área e os profissionais de saúde, principalmente da UBS local, precisarão ser constantes.        Penso que desde já, este contato precisa ser iniciado e antes de retornarmos com as crianças, a equipe escolar precisa ser informada, orientada e ter suas dúvidas esclarecidas (por meio de palestras e reuniões virtuais) sobre ações de cuidado e prevenção no contexto educacional, estabelecendo juntos protocolos para a retomada do atendimento.

Quando pensamos em uma escola organizada e articulada e que possa sobreviver e existir não só nesses dias de pandemia mas sempre, ela precisa ser flexível e inovar sempre, esse processo precisa acontecer dentro e fora da sala de aula, envolvendo a comunidade isso é algo desafiador para muitas escolas, mas inevitável para o  futuro da Educação e nesses dias que estamos vivendo isso se fará mais do que necessário para garantir uma educação de qualidade e principalmente o cuidado com a saúde de todos na unidade escolar.
A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela, como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel a as suas responsabilidades.

Nesse sentido precisa ser respeitado assim a história e a cultura local, mas também possibilitando novos olhares e novas possibilidades.
A ideia de uma escola fechada em seus princípios e distante da comunidade da qual ela faz parte, não é mais aceitável pois escola e família  estão  ligadas  e  precisam estar unidas muito mais agora nesses dias de pandemia.
Entendemos que trabalhar na construção de uma relação positiva com a comunidade do entorno é muito importante para o desenvolvimento da escola e dos próprios alunos. Isso acontece quando escola e comunidade coexistem em um processo de harmonia e respeito em que as duas se encontram com vontade para construir juntas, é preciso entender que unidas uma pode ser o apoio da outra. Permitir que escola e comunidade percorram caminhos distintos, pode prejudicar e destruir laços importantes e a possibilidade de encontrar um parceiro produtivo e significativo no território.

 

Pensando na retomada compartilho algumas ações:

 

Nesse primeiro momento de retorno se faz necessário qualificar os cuidados de higiene estabelecer ações em conjuntos pensando na saúde de cada pessoa envolvida no ambiente escolar.

Preparar os espaços de forma que tenham a disposição álcool em gel, sabão e a higiene dos locais estejam a medida do possível sempre em ordem.

Colocar-se à disposição das famílias para além das convocações para reuniões de pais ou para as conversas sobre comportamento dos filhos. É necessário incentivar a participação da família no cotidiano escolar e para isso é necessário, antes de assumir, criar uma boa relação. Ao criar um diálogo mais próximo, se estabelece com ela a primeira parceria para futuras ações e se ganha mais uma ponte para a relação entre escola e comunidade. Também vale considerar a disponibilização de canais efetivos de comunicação dentro da escola, para que os familiares sejam incluídos em debates e possam opinar em diversos momentos da rotina escolar.

Acolher os pais, responsáveis que buscam diálogo com a escola. Não basta apenas abrir espaço na agenda para mais momentos de conversas com a família se esta não se sentir confortável dentro do ambiente escolar e com os diferentes funcionários da escola. A função de acolhida não cabe apenas ao diretor, mas sim para toda a equipe escolar.

Essas ações podem ser realizadas em qualquer espaço da unidade, isso pode ser discutido e fica na escolha de todos envolvidos no ambiente escolar, pensando em não aglomerar muitas pessoas, então escolher um local onde comporta e acomoda todos com cuidado.

Ana Paula de Deus Nascimento.

RF: 8447225.