Tarefa 6 – Curso REP! – Ana Lúcia Gonçalves da Silva

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Ana Lúcia Gonçalves da Silva

Função

Professor

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

CEI Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

CURSO RESPEITAR É PRECISO

PROJETO:  RETORNO COM RESPEITO.

Justificativa: Os professores sempre acolhem a todos e neste momento que irá acolhe-los?

Essa proposta foi elaborada para unir a equipe que ficou separada durante a pandemia, portanto senti que no retorno será complicado unir toda a equipe, pois cada um viveu um momento diferente, alguns tiveram perdas familiares , outros ficaram isolados sozinhos e até depressivos portanto  estamos atravessando um momento atípico provocado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19) que além de gerar sentimentos como medo, angústia, impotência e incerteza,  e também aqueles professores que durante todo esse tiveram de trabalhar nas unidades portanto  toda essa situação exigiu que tivéssemos responsabilidade sociais por meio do regime de isolamento requerido coletivamente.

Sendo assim a fragilidade humana nunca foi tão colocada a mostra e esse projeto se faz necessário para possamos voltar com força e fazer um trabalho de qualidade, faz-se necessário este momento de acolhida e desabafos.

Finalidade : A intenção para realização deste trabalho é que todos da equipe não somente professores possam contar como foi a quarentena a partir de suas óticas.

No caderno Respeito e Humilhação e na aula 2 percebi a necessidade de todos os profissionais da escola, pois nem sempre todos são ouvidos e respeitados, e nesse momento o retorno precisa ser diferente, pois muitos terão sequelas que precisarão ser acolhidas e respeitadas.

Convidaremos toda a equipe a fazer uma breve reflexão:

De como se sentiu em casa?

Como passava os dias?

Como sua família passou por esse momento?

Objetivos: Espero com esse projeto que toda equipe possa se unir em um grande abraço mesmo que ele não seja com os braços juntos devido o Covid, mas que todos possam realmente ser respeitados e sintam-se acolhidos.

Duração – Um dia de trabalho de 2 a 4 horas, primeiro no grupo todo com conversas e desabafos e depois divididos nas salas em grupos na produção de um cartaz que represente esse sentimento, por ultimo todo grupo  novamente para apresentar á todos os cartazes produzidos, se todos da equipe sentirem-se confortáveis esse projeto poderá ocorrer uma vez por ano, esse cartazes deverão ficar expostos na unidade para que os responsáveis possam visualizar e ver como os profissionais se sentiram durante o período.

Avaliação – No mesmo dia pelo grupo de WhatsApp da escola os professores poderão dar suas opiniões de como foi o encontro e de como sentiram-se.