Tarefa 6 – Curso REP! – Ana Kátia de Souza Pessoa

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Ana Kátia de Souza Pessoa

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

EMEI Caminho dos Martins

Projeto: Você comemora aniversários?

 

Justificativa:

Na EMEI em que trabalho sempre fizemos a festa dos aniversariantes do mês, mas por haver famílias da religião “Testemunhas de Jeová” na escola que não comemoram aniversário, a diretora decidiu que não haveria mais esta comemoração, mesmo com os professores argumentando que aproximadamente 600 crianças na EMEI esperavam este dia para comemorar com os amigos e, para muitas esta seria a única festa de comemoração que teriam.

A diretora argumentou que a festa não poderia acontecer se uma criança na EMEI não a comemorasse e, que o direito uma criança de não comemorar justificaria a não comemoração para as outras 600 crianças. Como veio a epidemia de Covid 19 não pudemos chegar a um consenso sobre este assunto. A ideia seria conversar com as famílias para se chegar a um consenso de como proceder.

 

Publico alvo:

A intenção é envolver toda a comunidade escolar, com foco principal nas famílias, para saber como elas comemoram aniversários, se há impedimento em sua religião e como poderemos resolver este conflito.

 

Finalidade:

Decidir em comemorar ou não aniversários em comum acordo com a comunidade escolar, para não ficar o desconforto de uma medida imposta pela direção que contraria a opinião dos docentes.

 

Resultados esperados:

Fazer algo que contemple e respeite as crianças e suas famílias, aprendendo a conviver com quem pensa de forma diferente.

 

Duração:

Dois meses.

 

Quais serão as ações:

Convidar uma pessoa de cada religião que há na escola para uma conversa com a comunidade escolar. Esse “representante da religião” falaria sobre a comemoração de aniversários em sua religião e após todos os representantes falarem, chegar a um consenso de fazer ou não estas comemorações na escola.

 

Avaliação:

O resultado será positivo se conseguirmos entender como pensam as famílias que compõem a comunidade escolar e, chegarmos a um consenso que seja bom para todos.