Tarefa 6 – Curso REP! – Ana Carolina Morais Miguel

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Ana Carolina Morais Miguel

Função

Professora de educação infantil e ensino fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEI professora Maria Isabel Pacheco de Almeida Ribeiro

AÇÃO DO CURSO RESPEITAR É PRECISO

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

 

A partir dos conteúdos apresentados no curso, através do material, textos, vídeos e das lives e como parte integrante da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) da Unidades Escolar uma EMEI onde trabalho acredito em uma ação de muita importância nesse momento que estamos vivendo que me chamou muito a atenção foi a aula 2 – sobre respeito mútuo.

Acredito que essa definição de Respeito mútuo cujo significado expressa a relação de respeito entre indivíduos, que pode ser entendido também como respeito recíproco nunca foi tão importante como nos dias atuais com a pandemia de COVID 19, onde se proteger e se cuidar é uma ato de amor e respeito por si e pelo outro.

Com a retomada das atividades presenciais minha proposta em um momento de reunião onde todos estivessem presentes, apresentar juntamente com os demais da CMC o tema do RESPEITO MÚTUO.

Sobre como as pessoas se sentem, se elas se sentem respeitadas pois muito se fala em que se respeita a todos, mas muitas vezes a situação é de inferioridade, de obediência. As famílias não são ouvidas muitas vezes pela escola por muitos acharem que são inferiores não sabem o que é melhor, pois quem está na escola é detentor do conhecimento e não é isso, nesse comento estávamos vendo tão quão importante está sendo a opinião das famílias.

Outro ponto, é a relação de “hierarquia “ dentro da escola onde muitas vezes as coisas são feitas ,atitudes tomadas porque um “superior” mandou fazer, alguém que ocupa um cargo de chefia decidiu e os demais obedecem.

Acredito que mediante essas situações citadas acima se faz necessário em momentos de formação na UE , reuniões  é necessário se discutir sim com os adultos os DIREITOS HUMANOS e principalmente o RESPEITO MÚTUO.

Minha proposta é no primeiro momento oportuno de formação e até mesmo de acolhimento dos funcionários todos da EU apresentar o tema a princípio de maneira simples, somente o conceito e realizar a escuta, pois acredito que respeitar nunca foi tão importante como nos tempos atuais, onde a maioria de nós de alguma maneira se sentiu desrespeitado seja por ver alguém sem usar uma máscara, seja por atitudes de autoridades, medidas governamentais tomadas, enfim.

E que em uma retomada esse respeito mútuo será ainda mais importante  pois o respeito se ensina como exemplos, na prática, através do diálogo e da escuta.

Acredito que possa ser um trabalho bastante demorado talvez , pois é necessário fazer as pessoas enxergarem muitas situações onde o respeito é violado mas não aparece.

Meu objetivo é em todas as formações e/ou reuniões apresentar algo sobre o tema e uma breve discussão, cerca de 20 a 30 minutos, ao longo do ano de 2020, se possível, se estendendo a 2021.

Além da formação e diálogo nas reuniões, cartazes motivadores e informativos sobre o tema colocados quinzenalmente em exposição na Unidade.

Acredito que os resultados possam ser visto de forma prática no dia a dia da escola através das ações das pessoas, da relações e assim de maneira continua e prática a ação pode ser avaliada e dada continuidade de acordo com a necessidade.

 

ANA CAROLINA MORAIS MIGUEL

RF: 7246889