Tarefa 6 – Curso REP! – Aline Santos Machado

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Aline Santos Machado

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF.ALMIRANTE SYLVIO HECK

Curso:Respeitar é Preciso

Cursista: Aline Santos Machado

Tarefa: Projeto final de curso

Enfoque da minha tarefa:Escuta e Diálogo

Justificativa

Sou Professora de Educação Física da EMEF.Almirante Sylvio Heck,e minhas aulas são atribuídas no Fundamental 1.Mas,desde o ano passado iniciou-se o Projeto Roda de Conversa,com os alunos do Fundamental 2,com resultados significativos a cada nova etapa.

Esse Curso,veio no momento certo, não somente por esta situação atípica do Covid19,mas também,de um objetivo decidido no início do ano,para a implementação dessas Rodas de Conversa,no fundamental 1.

A minha participação neste Curso,possibilitou muitas reflexões,repensando sobre diversos aspectos, principalmente na reeducação do novo olhar para todos que compõem a comunidade escolar.

Percebi a necessidade de antes de querermos resolver conflitos, todos nós os educadores, precisamos primeiramente refletir nossas nossas práticas aplicadas ultimamente,baseadas em sua maioria por crenças, esteriótipos,preconceitos muito enraigados e,as vezes, imperceptíveis.

Objetivos

-Propiciar situações de reflexões constantes;

-Criar ambientes adequados para o diálogo;

-Perceber a necessidade do verdadeiro “escutar”;

-Compreender que as pessoas são diferentes,e que mesmo em minoria,precisam ser contempladas por direito;

-Repensar como as situações de mediação de conflitos,podem interferir e melhorar as relações no ambiente escolar;

-Refletir se de fato respeitamos o outro,como um sujeito digno e de respeito,com algo a nos dizer;

-Criar ações constantes,onde de fato , todos tenham o sentimento de pertencimento;

Metodologia

*Etapa 1

Criar inicialmente,um momento de reflexão sobre o que é Respeito, utilizando o vídeo da aula 2, disponível no YouTube(Vídeo aula 2-Reflexões sobre Discussões em EDH),como reflexão primeiramente dos gestores,professores,e logo no retorno as aulas ,se extender á todos os outros educadores da escola.

*Etapa 2

Propiciar a realização da dinâmica do escutar sem interrupções,sugerida no curso,onde todos possam ser ouvidos sem que o outro coloque suas próprias convicções nessa escuta,e pontuar as sensações e conclusões da importância do ouvir e ser verdadeiramente ouvido.

Etapa 3

Criar grupos de estudos,tendo como base,os CADERNO do RESPEITAR,a Portaria de Mediação de conflitos,e outro material sobre EDH sugerido pelos próprios educadores.

Etapa 4

Com bases nos estudos e embasamento adquirido nos grupos de estudos:

-Realizar o mapeamento da comunidade escolar,utilizando como base os diversos canais de escuta com as famílias,visando chegar ao máximo na veracidade da situação da qual se encontram e como contemplar a todos,sem exceção;

-Elaborar coletivamente um plano de ação “retorno às aulas pós-Covid19”,que propicie um clima de acolhimento aos alunos e famílias de forma e efetiva;

Etapa 5

Logo no retorno às aulas,reformular as Rodas de Conversa, já iniciadas,com a aplicação desse “novo olhar”,para o outro e para si mesmo de forma efetiva no cotidiano da escola, fazendo parte do PPP,dos planejamentos dos currículos interdisciplinarmente e das atividades escolares como um todo.

Considerações finais

De acordo com minhas próprias conclusões,a EDH é embasada no verdadeiro RESPEITO,onde há muito o que se alcançar nessa questão,em diferentes esferas.E que o papel da escola é fundamental,como um solo de reflexões,onde todos sem exceção,e não na maioria,possam facilmente serem ouvidos,acolhidos e contemplados nos seus reais direitos.

Que essas ações, aparentemente mínimas,possam ser incorporadas no íntimo de cada um,e no cotidiano,a ponto de aos poucos formando uma rede crescente,tendo esses alunos como multiplicadores,possa melhorar a qualidade de vida das pessoas do bairro,etc

Me sinto no dever de transmitir ao máximo esse conhecimento adquirido,me aprofundar muito mais,estudar constantemente e ser um agente facilitador e multiplicador em EDH.

Muito obrigada por esta maravilhosa oportunidade.

RESPEITAR É PRECISO!!!