Tarefa 6 – Curso REP! – Aline Guirao de Moura

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Aline Guirao de Moura

Função

Prof Ed Inf Ens Fund I

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF MILTON PEREIRA COSTA

Nome: Aline Guirao de Moura RF: 799.026.0

Projeto: Vamos cuidar de todos

*Justificativa – Este projeto foi pensado para a EMEF Milton Pereira Costa, pertencente à DRE MP. Somos uma equipe muito unida e quando comentei com o grupo do curso, pensamos numa ação de acolhimento para o retorno (mesmo não sabendo exatamente a data). A escola faz parte de um bairro carente, mas a grande maioria pertence a famílias que mesmo sem formato definido, são adultos responsáveis e que participam da formação de seus filhos. Assim, vamos chamar os responsáveis pela CIPA, Pais ou responsáveis, Alunos, Professores e membros da Gestão e coordenação.

*Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas: Vamos fazer um chamamento geral para: os responsáveis pela CIPA, Pais ou responsáveis, Alunos, Professores e membros da Gestão e coordenação.

*Finalidade – A minha proposta é de inicialmente, todos os envolvidos, separados em grupo pequenos, visitarem a escola, para conhecerem os novos ambientes e aprenderem a utiliza -los. Os profissionais da Cipa, destacarem a importância das áreas de segurança e os procedimentos que deveremos adotar para um retorno seguro. Posteriormente os alunos participaram que uma semana com atividades diferenciadas onde poderão ser ouvidos e debaterem sobre o que de fato consideram de grande importância, uma vez que poderemos ter muitas crianças que tenham perdidos entes queridos e estejam enfrentando ainda um luto.

*Objetivos: Conforme conversei com o meu grupo de colegas de trabalho, priorizaremos o resgate da identidade/personalidade dos nossos alunos, para posteriormente começarmos as atividades diagnósticas e darmos continuidade aos aprendizados.

*Duração – 1 semana

*Quais serão as ações?

-Acolhimento dos familiares e apresentação dos novos espaços;

-Atividades por sala e de por professores, a fim de fazer o resgate emocional e sensibilização dos nossos alunos e de suas famílias;

-Iniciar o trabalho de continuidade do aprendizado.

*Avaliação – Acredito que o melhor parâmetro para nós, será ver que nossas crianças estão bem e conseguindo se adequar ao “novo normal”, que precisaremos aprender a conviver, respeitando todos os membros da comunidade escolar. Haverá também a produção de um mural com desenho, frases, poemas,  e demais criações que serão feitas sobre o tema CUIDAR DE TODOS, durante as oficinas na semana de acolhimento.