Tarefa 6 – Curso REP! – Alexandra Gomes Mota

Data

19 de junho de 2020

Cursista

Alexandra Gomes Mota

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI jd. Novo Parelheiros

CURSO: Respeitar é Preciso 6/2020
PROJETO DE AÇÃO:
VOLTA AS AULAS DURANTE E /OU PÓS PANDEMIA COVID-19
Depois de discussões calorosas em grupo, estas, realizadas por vídeo conferência, sobre como poderá ser a volta as aulas e como nós equipe docente, técnica, de apoio e gestão, promoveremos escuta, diálogo, transparência, participação ativa das famílias no retorno das aulas. Fica acordado que, durante o período vigente será promovido e disponibilizado um questionário no Google docs, enviado por meio da página do face book, página essa, Educacional, meio de comunicação mais usada durante o cenário atual, que a Educação se encontra, entre Escola e Família ou pelo celular (watsapp), dos responsáveis dos bebês e crianças.
Com o intuito de criar mais espaços de escuta e diálogos em tempos remotos, ouvir os anseios, compartilhar dúvidas, questionamentos e outros das famílias, diante desse momento tão difícil e inédito para toda a sociedade, se faz necessário para podermos conhecer a realidade do território onde o Centro Educacional Infantil está inserido. Oferecer e garantir a participação ativa da comunidade e identificar as potencialidades e fragilidades desta, para que assim, possamos saná-las a medida do possível e mudanças em tempos contemporâneos e juntos consolidar mecanismos úteis e claros para todos que fazem a escola.
Questionário para as famílias CEI Jd. No Novo Parelheiros
1.A família teve acesso ao material enviado pela Prefeitura Municipal de São Paulo PMSP (Trilhas de Aprendizagens)?
2.Quem ficou com os bebês e crianças para a família trabalhar ou se não houve tal necessidade?
3.A família tem fácil acesso a água tratada, sabonete, álcool em gel e máscara?
4.A família tem acesso a internet?
5.Se sim, esta é paga ou gratuita?
6.A família tem quanto tempo disponível do dia, onde possa dedicar a educação do seu filho e /ou filha?
7.Com qual frequência a família conversa com os bebês e crianças, sobre o que está acontecendo e por isso não estão indo a escola?
8.As famílias percebem se os bebês e crianças demonstram saudades do ambiente escolar?
9.As famílias acompanham as propostas pedagógicas sugeridas, pela equipe de professores e professora do CEI, onde seu filho e/ou filha estuda?
10.Se sim. Realizaram alguma destas ou gostaria de realizar em algum momento, da quarentena e isolamento?
As famílias tem alguma sugestão, crítica ou elogio que, gostaria de compartilhar com a escola?
Após o recolhimento destes questionários, a escola é capaz de obter dados importantes da comunidade, de alimentar o Projeto Político Pedagógico do CEI, visando este, ser “vivo” e assim podendo ser modificado durante todo o ano, diante das necessidades da comunidade escolar. Anexar uma cópia do questionário no PPP, na Carta de Intenções.
E assim, poder fazer intervenções, no que não está dando certo, dar continuidade nas que estão dando e buscar retirar da teoria e realizar na prática, propostas onde faça acontecer uma escola democrática. Numa perspectiva de uma Educação de Qualidade e Integral para todos e todas.