Tarefa 6 – Curso REP! – Adriana Cristina Serrano Salles

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Adriana Cristina Serrano Salles

Função

PROF. de Educ. Infantil e Fundamental I 17

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

EMEI PROF MARIA VITORIA DA CUNHA

 

Proposta de Ação

 GRÊMIO ESTUDANTIL MIRIM

      A ideia de formar o Grêmio Estudantil Mirim na unidade escolar, começou a surgir com o interesse demonstrado pelas crianças em eventos do cotidiano como: eleições de 2018 e indicadores de qualidade. Nestes momentos, através de falas e até mesmo em suas brincadeiras de faz de conta simulavam estes acontecimentos, então os professores resolveram desenvolver estas atividades e pensaram em formar um grêmio estudantil mirim na escola.

Onde a ação deve ser realizada?

      A ação é realizada dentro da unidade escolar e quando necessário fora da escola, envolvendo o entorno da escola.

Indicadores de qualidade

A voz das crianças através das plaquinhas levantadas

Eleição Presidencial

As crianças vivenciando na prática as eleições de 2018.

Na lousa está a proposta de cada candidato (imagem 1).

Todos os alunos juntos, prestando atenção na explicação de como será a votação, imagem 2

Então vamos votar e eleger o presidente imagem 3

Concentração para votar. E a professora está fazendo o papel de mesária imagem 4

A felicidade do candidato vencedor imagem 5

Onde um dos projetos a ser realizado e a formação do Grêmio Estudantil e iniciou-se com a elaboração do Estatuto e em seguida iniciou a apresentação desse colegiado para as crianças, que futuramente irão compor o Grêmio Estudantil da EMEI Prof.ª Maria Vitória da Cunha.

Devo fazer as atividades na escola agora?

Essa atividade começou em 2018 e seguiu até Março de 2020, parando devido a pandemia do COVID 19.

Justificativa

 Percebendo a importância do protagonismo infantil e reconhecendo que o GRÊMIO ESTUDANTIL MIRIM, é um espaço importante de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, sendo também importante para que as crianças se mobilizem e se fortaleçam em busca de um bem comum, contribuindo de forma significativa para o crescimento do cidadão como pessoa. O Grêmio permite que os alunos discutam, criem inúmeras possibilidades de ação tanto na escola, como na comunidade. Sendo este o primeiro exercício de participação democrática dos alunos na sociedade. Participar é importante para poder transformar, mas é preciso aprender a melhor forma de aprender a participar organizadamente das atividades da sociedade, da comunidade e da escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as, porém toda participação exige responsabilidade.

Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas:

    Os protagonistas da EU envolvidos são a CMC; Conselho de Escola, APM e todos os trabalhadores da EU.

 Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com essa proposta.

     Unir e movimentar os alunos para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre a escola, comunidade e sociedade, estimulando a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, de modo a construir uma cidadania ativa, consciente e comprometida com a educação de todos e com a sustentabilidade de cada um, em nosso planeta. Pois os conteúdos desse projeto estão dentro da visão dos 4 (quatro) pilares da educação e da educação em direitos humanos, tendo como princípios a cidadania, a participação e a autonomia.

 Objetivos/Resultados esperados

– Fazer com que aluno, familiares e comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do Grêmio Estudantil, formando assim cidadãos conscientes;

– Cooperar para melhorar a escola.

– Incentivar o aluno a valorizar e respeitar a diversidade;

– Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito.

Duração

      Durante todo o ano letivo, sendo um projeto permanente da escola.

Quais serão as ações

– Eleição para eleger os representantes do grêmio;

– Reuniões mensais;

– Confecção de cartazes sobre assuntos pertinentes à escola, como: acidentes no parque; briga entre alunos, festas, dengue; campanha do lacre amigo, entre outros.

– Elaborar o plano anual de trabalho;

– Colocar em prática o plano aprovado;

– Divulgar em Assembleia Geral, as normas, as atividades, a programação e a aplicação dos recursos;

 Avaliação

 A avaliação da formação do Grêmio Estudantil Mirim acontecerá em todos os momentos descritos no projeto, e após a sua formação a avaliação será continua até a eleição do próximo Grêmio. Essa avaliação também se dará através da observação dos alunos, em todas as etapas e durante o mandato e as assembleias. O que mais se levará em conta em avaliar é de como esses alunos estão exercendo sua cidadania, se estão aprendendo a participar de forma responsável e organizada das atividades da escola, da comunidade e da sociedade.

Em 2019 a nossa reunião do Grêmio se deu da seguinte forma, cada classe elegeu 3 representantes para compor o Grêmio.

As propostas dos candidatos estão na lousa imagem 6

A célula de votação imagem 7

Todos os alunos votaram, pois são todos iguais porém cada diferentes. imagem 8

Agora é vez dos nossos pequeninos votarem também em seus representantes de classe. imagem 9

Nesse ano de 2020, nós iriamos ter eleições para preencher os cargos vagos, devido a saida de alguns membros, por causa do término de mandato (os alunos saíram da escola), por isso as ações do Grêmio Arco-Iris estão paradas e entre essas ações está a campanha do Lacre Amigo, no qual todos participam (comunidade escolar, grêmio estudantil, conselho, apm, comunidade); também está parada as ações sobre acidentes no parque e briga entre alunos, ambas as ações começaram no ano de 2019, e estavamos levantando soluções esses conflitos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Qualidade

Proposta dos candidatos

Explicação

Concentração para votar

Mesária

Felicidade do vencedor

Eleição 2019

Célula de votação

Os maiores votando

A vez dos pequenos.

A vez dos pequenos.