Tarefa 6 – Curso REP! – Adriana Cristina Serrano Salles
Função
PROF. de Educ. Infantil e Fundamental I 17
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
EMEI PROF MARIA VITORIA DA CUNHA
Proposta de Ação GRÊMIO ESTUDANTIL MIRIM A ideia de formar o Grêmio Estudantil Mirim na unidade escolar, começou a surgir com o interesse demonstrado pelas crianças em eventos do cotidiano como: eleições de 2018 e indicadores de qualidade. Nestes momentos, através de falas e até mesmo em suas brincadeiras de faz de conta simulavam estes acontecimentos, então os professores resolveram desenvolver estas atividades e pensaram em formar um grêmio estudantil mirim na escola. Onde a ação deve ser realizada? A ação é realizada dentro da unidade escolar e quando necessário fora da escola, envolvendo o entorno da escola. Indicadores de qualidade A voz das crianças através das plaquinhas levantadas Eleição Presidencial As crianças vivenciando na prática as eleições de 2018. Na lousa está a proposta de cada candidato (imagem 1). Todos os alunos juntos, prestando atenção na explicação de como será a votação, imagem 2 Então vamos votar e eleger o presidente imagem 3 Concentração para votar. E a professora está fazendo o papel de mesária imagem 4 A felicidade do candidato vencedor imagem 5 Onde um dos projetos a ser realizado e a formação do Grêmio Estudantil e iniciou-se com a elaboração do Estatuto e em seguida iniciou a apresentação desse colegiado para as crianças, que futuramente irão compor o Grêmio Estudantil da EMEI Prof.ª Maria Vitória da Cunha. Devo fazer as atividades na escola agora? Essa atividade começou em 2018 e seguiu até Março de 2020, parando devido a pandemia do COVID 19. Justificativa Percebendo a importância do protagonismo infantil e reconhecendo que o GRÊMIO ESTUDANTIL MIRIM, é um espaço importante de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, sendo também importante para que as crianças se mobilizem e se fortaleçam em busca de um bem comum, contribuindo de forma significativa para o crescimento do cidadão como pessoa. O Grêmio permite que os alunos discutam, criem inúmeras possibilidades de ação tanto na escola, como na comunidade. Sendo este o primeiro exercício de participação democrática dos alunos na sociedade. Participar é importante para poder transformar, mas é preciso aprender a melhor forma de aprender a participar organizadamente das atividades da sociedade, da comunidade e da escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as, porém toda participação exige responsabilidade. Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas: Os protagonistas da EU envolvidos são a CMC; Conselho de Escola, APM e todos os trabalhadores da EU. Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com essa proposta. Unir e movimentar os alunos para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre a escola, comunidade e sociedade, estimulando a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, de modo a construir uma cidadania ativa, consciente e comprometida com a educação de todos e com a sustentabilidade de cada um, em nosso planeta. Pois os conteúdos desse projeto estão dentro da visão dos 4 (quatro) pilares da educação e da educação em direitos humanos, tendo como princípios a cidadania, a participação e a autonomia. Objetivos/Resultados esperados – Fazer com que aluno, familiares e comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do Grêmio Estudantil, formando assim cidadãos conscientes; – Cooperar para melhorar a escola. – Incentivar o aluno a valorizar e respeitar a diversidade; – Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito. Duração Durante todo o ano letivo, sendo um projeto permanente da escola. Quais serão as ações – Eleição para eleger os representantes do grêmio; – Reuniões mensais; – Confecção de cartazes sobre assuntos pertinentes à escola, como: acidentes no parque; briga entre alunos, festas, dengue; campanha do lacre amigo, entre outros. – Elaborar o plano anual de trabalho; – Colocar em prática o plano aprovado; – Divulgar em Assembleia Geral, as normas, as atividades, a programação e a aplicação dos recursos; Avaliação A avaliação da formação do Grêmio Estudantil Mirim acontecerá em todos os momentos descritos no projeto, e após a sua formação a avaliação será continua até a eleição do próximo Grêmio. Essa avaliação também se dará através da observação dos alunos, em todas as etapas e durante o mandato e as assembleias. O que mais se levará em conta em avaliar é de como esses alunos estão exercendo sua cidadania, se estão aprendendo a participar de forma responsável e organizada das atividades da escola, da comunidade e da sociedade. Em 2019 a nossa reunião do Grêmio se deu da seguinte forma, cada classe elegeu 3 representantes para compor o Grêmio. As propostas dos candidatos estão na lousa imagem 6 A célula de votação imagem 7 Todos os alunos votaram, pois são todos iguais porém cada diferentes. imagem 8 Agora é vez dos nossos pequeninos votarem também em seus representantes de classe. imagem 9 Nesse ano de 2020, nós iriamos ter eleições para preencher os cargos vagos, devido a saida de alguns membros, por causa do término de mandato (os alunos saíram da escola), por isso as ações do Grêmio Arco-Iris estão paradas e entre essas ações está a campanha do Lacre Amigo, no qual todos participam (comunidade escolar, grêmio estudantil, conselho, apm, comunidade); também está parada as ações sobre acidentes no parque e briga entre alunos, ambas as ações começaram no ano de 2019, e estavamos levantando soluções esses conflitos.
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Indicadores de Qualidade
Proposta dos candidatos
Explicação
Concentração para votar
Mesária
Felicidade do vencedor
Eleição 2019
Célula de votação
Os maiores votando
A vez dos pequenos.
A vez dos pequenos.