Tarefa 6 – Curso REP! – Adriádene Cavalcante Rodrigues

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Adriádene Cavalcante Rodrigues

E-mail

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

E.M.E.F. Mururés

Tarefa do Curso Respeitar é Preciso

EDH – Educação em Direitos Humanos – Fundação Vladimir Herzog

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Mururés

Professora responsável: Adriádene Cavalcante Rodrigues

Organização envolvida: Conselho de Escola

 

Abrangência:  300 alunos do ciclo 1 (1º ao 4º ano)

 

Justificativa: A escola localiza-se num ambiente de alta vulnerabilidade social. É necessário que se façam intervenções positivas na vida dos estudantes, para que se reconheçam como cidadãos de direito.

Objetivos/Resultados esperados: Espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de convivência e relações interpessoais, com base na empatia e respeito mútuo.

Duração: Um ano, com duas situações de culminância, no fim de cada semestre. A intenção é que seja um projeto permanente, dada a sua natureza, caso os resultados sejam comprovadamente positivos.

 

Ações: A princípio, a proposta é que haja uma conversa inicial para que os alunos possam compreender o projeto e seus objetivos. A seguir, os alunos participarão de brincadeiras a partir da leitura de textos, para também estimular a compreensão oral. Um exemplo de brincadeira seria “Detetive”, para que formulem teorias sobre os colegas, ou adjetivos que seriam usados em uma adaptação desta brincadeira. Na sequência, três filmes serão exibidos: “O Patinho Feio”, “Dumbo” e “Irmão Urso”. A cada filme, rodas de conversa para falar sobre os filmes, os temas relativos, como: entender as diferenças, ser respeitoso e aprender a empatia, a se colocar no lugar do outro.

 

Avaliação ou culminância: Vídeos serão produzidos com depoimentos dos alunos sobre como se sentiram durante as rodas de conversa, a exibição dos filmes e com experiências pessoais.