Tarefa 6 – Curso REP! – adauto rodrigues de almeida junior

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

adauto rodrigues de almeida junior

Função

assistente de diretor de escola

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

emef ulysses da silveira guimaraes

Cursista: Adauto Rodrigues de Almeida  Júnior

Tarefa – Curso Respeitar é Preciso

Respeito a diversidade

Justificativa: Em um mundo cada vez mais plural e globalizado vivemos um paradoxo, pois a integração promovida pelo meio técnico científico informacional em vez de diminuir as diferenças, trouxe à tona ainda mais preconceito e no papel de escola como formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu lugar no mundo é nosso dever educar para o respeito e valorização do ser humano e suas diferentes etnias e manifestações culturais

Quais organizações da U.E estarão envolvidos no processo como protagonistas?

Estarão envolvidos neste processo toda a comunidade escolar, alunos, pais e servidores.

Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com essa proposta.

A intenção é promover o respeito e valorização das diferentes etnias e suas respectivas culturas, através do conhecimento ou reconhecimento como culturas diferentes e não superiores ou inferiores.

Objetivos/Resultados esperados – Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades vc prevê para continuidade. Espero maior respeito as diferentes manifestações culturais e que não exista mais em nossa unidade preconceitos relativos a etnias e manifestações culturais, que cada membro da comunidade escolar seja um multiplicador desta cultura de respeito e paz

Duração – em torno de um mês

Quais serão as ações: Propor ao conselho de escola a realização de um sarau, com a participação de todos os segmentos da unidade e aberto a comunidade em que serão comtempladas diversas manifestações artísticas e culturais que estão presentes no cotidiano de nossos educandos, temos muitos migrantes e filhos de migrantes da região nordeste do Brasil, além de alguns imigrantes que estudam em nossa unidade escolar, conhecer diversas culturas, além de estudantes que professam as mais diferentes crenças e que infelizmente ainda geram conflitos em nossa unidade e conhecer essas culturas, conversar com professores e alunos quais serão as atividades e o motivo da escolha e que todos, no período de uma semana combinada previamente, discutam a questão do respeito as diferenças étnicas e culturais. Professores, juntamente com o grêmio e gestão escolar organizarão as apresentações e a gestão se encarregará de fornecer os materiais necessários para as aulas e as apresentações

 

Avaliação – Como você pretende verificar os resultados

A avaliação se dará através das apresentações dos saraus, do depoimento dos professores, funcionários, alunos e pais e esperamos uma melhora na atitude de todos e diminuição de conflitos por estes motivos