Tarefa 6 – Curso EDH – WAGNER LIMA FEITOSA
Função
PROF. ENS. FUND. II E MEDIO
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
EMEF JOSÉ AUGUSTO CESAR SALGADO
WAGNER LIMA FEITOSA – [email protected]
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO – PMSP
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
INSTITUTO VLADIMIR HERZOG
EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
WAGNER LIMA FEITOSA – RF: 725.038.0
PROF. ENS. FUND. II E MÉDIO
EMEF DR JOSÉ AUGUSTO CESAR SALGADO
PROJETO: JOGOS DE TABULEIRO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
JUSTIFICATIVA:
Nossa escola está localizada no extremo leste da cidade de São Paulo, com uma população em constante situação de vulnerabilidade social, tendo poucos equipamentos sociais e com uma população predominantemente negra. Assim desenvolver atividades para uma educação alicerçada na inclusão e no respeito à diferença, são fundamentais em nossa práxis pedagógica.
A EMEF DR. José Augusto Cesar Salgado tem como um de seus princípios a Educação para as Relações Étnico-Racial em todas as áreas do conhecimento atendendo o papel da escola. Para tanto, são promovidas ações de fomento ao protagonismo. Uma dessas ações está refletida no Programa Jogos de Tabuleiro por serem jogos que, colocam os educandos em contato com as diversas culturas. Diante deste contexto, o projeto pretende tornar compreensível aos alunos à herança cultural a partir do estudo de obras dos jogos, e também despertar e desenvolver o interesse pelos jogos ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.
O projeto pauta-se na articulação entre atividades lúdicas e o ensino critico e criativo acerca da cultura Africana e Indígena, em conformidade com a atual versão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei N° 9394/96.
OBJETIVOS E METAS:
GERAIS
- Entre as atividades do projeto destaca-se o trabalho com jogos e brincadeiras de origem africana e afro-brasileira, com ênfase nos mancalas, com intuito de auxiliar os estudos para o ensino das relações étnico-raciais, permitindo debater o processo de branqueamento realizado no cotidiano da escola brasileira, pois jogando mancala os alunos constroem laços afetivos saudáveis com a ancestralidade negra que caracteriza o Brasil.
- Disseminar na Rede Municipal de Ensino, Jogos de Tabuleiro da humanidade: Jogo de Mancala Awelé e Jogo da Onça e o uso do seu valor pedagógico/cultural para o desenvolvimento do estudante;
- Valorizar o ensino das técnicas dos Jogos de Tabuleiro, para abordar a história e cultura dos povos; Mancala Awelé (África) e Jogo da Onça (Américas);
- Utilizar recursos tecnológicos (Informática e Internet), para ampliar as possibilidades de estudo, pesquisa e prática dos Jogos de Tabuleiro;
ESPECÍFICOS
- Desenvolver a alfabetização dos jogos (noções básicas, do Jogo de Mancala Awelé e do Jogo da Onça e suas regras);
- Trazer para o cotidiano da escola a riqueza da cultura africana e indígena por meio dos jogos de tabuleiro;
- Desenvolver, através do lúdico, a habilidade da atenção e da concentração, permitindo uma melhor assimilação das técnicas dos jogos no futuro;
- Ensaiar novas linguagens simbólicas, noções de números, lógica, formas visuais, espaciais e conhecimento cultural;
- Proporcionar situações de socialização através de atividades com os Jogos de Tabuleiro.
- Comparar, ordenar, ler e escrever na linguagem dos jogos – Sistema de notação de partidas;
- Construir um pensamento reflexivo, criativo e elaborado durante uma partida, permitindo ao estudante identificar seus erros e acertos (processo reflexivo), enfrentando os desafios que cada um dos jogos lhe proporciona, fortalecendo o princípio de autonomia.
- Conhecer a história dos jogos Mancala Awelé e Jogo da Onça e sua evolução científica ao longo dos tempos;
- Conhecer às regras dos jogos para atingir seus objetivos;
- Incentivar a participação em torneios, jogos ou festivais, possibilitando a integração com outros jogadores, independentemente da faixa etária e gênero;
- Possibilitar a inclusão dos educandos com necessidades especiais.
CONTEÚDO E ARTICULAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO DA U.E.:
Os conteúdos do projeto, através de seus objetivos, contribuem e se integram diretamente ao Projeto Político Pedagógico desta unidade que tem como missão “Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes de transformação, reinventando a escola e incutindo no educando a visão de uma escola transformadora que desenvolva os estudos e exercício pleno da cidadania”.
ENVOLVIDOS:
Docentes, Gestores, Alunos, Quadro de Apoio, Comunidade Escolar, Pais e Cuidadores.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
FASES
MANCALA |
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS |
ETAPAS | |
1º |
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2º |
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3º |
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4º
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FASES
JOGO DA ONÇA |
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS
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ETAPAS
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1º | · A diversidade dos povos indígenas.· A onça na cosmovisão indígena.
· O jogo da onça: regras, abertura, desenvolvimento e finais de partidas. |
2º | · A relação dos povos indígenas com o meio ambiente e os animais.
· O lugar dos jogos e das brincadeiras nas culturas indígenas.
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3º | · O lugar das culturas indígenas na educação escolar.· Brincadeiras de diversos povos indígenas.
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4º |
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Este projeto tem como metodologia a exposição dialogada e interativa; aulas teóricas e práticas exercitando as técnicas do jogo acompanhadas de exercícios com diversas finalidades para aplicação com os estudantes nas escolas.
O percurso utilizado terá como base o interacionismo – jogo como mediador em um processo e a interação dialógica teoria e prática. Nesse sentido, será mediado com exposição dialogada e oficinas de jogos e brincadeiras com diversas finalidades para aplicação com os estudantes.
Uso de recursos tecnológicos, informática e internet, aulas teóricas e práticas exercitando as técnicas do jogo, acompanhadas com exercícios de seus diversos temas para aplicação com os estudantes nas escolas, bem como introdução à cultura e os costumes do jogo e suas relações com seus povos.
RECURSOS MATERIAIS:
- Espaço destinado ao desenvolvimento das atividades do projeto;
- Apostilas encadernadas (Impressos para fixar os conhecimentos);
- Livros paradidáticos;
- Murais didáticos;
- Dvds e Cds;
- Recursos tecnológicos audiovisuais;
- 22 Tabuleiros de cada jogo;
- Tecidos africanos
RECURSOS FÍSICOS:
Sala de Projetos Especiais (mesas, cadeiras, murais pedagógicos)
Sala de informática com internet (computadores, impressora, datashow);
Sala de Multimídia (computador, datashow, tela de projeção)
PROCESSO AVALIATIVO
INDICADORES
Evolução individual no processo de aprendizagem, evolução diante a aprendizagem do grupo, e participação nos campeonatos, torneios, olimpíadas estudantis, festivais, etc. Frequência em todas as aulas regulares e no projeto, desempenho nas atividades da escola, análise da participação do aluno, e comprometimento do aluno em todas as atividades do currículo escolar.
INSTRUMENTOS
Análise individual do aluno no processo de aprendizagem, participações em eventos internos e externos, autoavaliação e avaliação de curso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Lei Federal nº 9.394/96. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm Acessado 30/08/2019 às 11h47min.
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COELHO, Luciano Silveira. Jogos e brincadeiras africanas II. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22256
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KISHIMOTO, Tizuko. Jogos Infantis: o Jogo, a Criança e a Educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.
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