Tarefa 6 – Curso EDH – Vitoria régia dos outros

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Vitoria régia dos outros

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

EMEF Cesar Arruda castanho

Apresentação do filme Cafarnaum, que narra a luta pela sobrevivência de crianças dentro de uma sociedade cruel que não respeita seus direitos, sem assistência da família e um governo que ignora através de deficiência nas politicas públicas.

1° Parte: Apresentação do filme “2 horas” .

Destina-se aos alunos do ensino médio, onde a finalidade é promover uma reflexão Realismo/Pessimismo e perceber como os jovens enxergam o mundo com suas oportunidades, relações sociais, fazendo uma analogia com outras realidades.

2° Parte: Abrir para discussão com comparação de realidades e temas percebidos no filme (Direitos Humanos, Crise Migratória, Racismo, Pedofilia, Segregação Social, Invisibilidade Infantil e outros temas.

Essa atividade de reflexão tem a duração de duas horas e o resultado esperado é novas possibilidades de resolução de conflitos, conscientização e abertura de sugestões de propostas.

3° Parte: Essa atividade é coletiva, onde será sugerido de acordo com o filme e as vivencias do protagonista. (duração de duas horas)

Sugeri que os alunos criem grupos e apresentem de acordo com o filme, quais os recursos de deslocamento que o protagonista utilizou. Propor que os alunos ajudem uns aos outros a caminhar, deslocar-se e transportar.

Atividades que comporão a sequencia:

  • Ajudar um idoso a mexer no celular;
  • Campanha de arrecadação de alimentos e roupas;
  • Ensinar para alguém algo que tenha habilidade em fazer;

Através desse planejamento pretendo aumentar a conscientização, percepção e multiplicação de valores adquiridos.