Tarefa 6 – Curso EDH – Vilma Maria da Silva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Vilma Maria da Silva

Função

Prof. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Emei Doracil Dina Benício

TEMA: Dos Conselhos Mirins ao Programa Imprensa Jovem e sua aplicação na Educação para os Direitos Humanos

Vilma Maria da Silva

Justificativa

Já trabalhei na EJA, Educação Básica e atualmente estou na Educação Infantil e percebendo a diversidade cultural no contexto da unidade escolar que leciono, de todos os temas propostos pelos Cursos Respeitar é Preciso e EDH Educação em Direitos Humanos da Fundação Vladimir nas palestras e aulas de formação, os cursos e aprendizagens ampliou meu repertório educador e pessoal.

Como base a educação em direitos humanos, sabendo que ela envolve a construção subjetiva do sujeito no seu processo de aprendizagem que esse tema em questão foi escolhido por poder ser  trabalhado desde a educação infantil, onde nossas crianças em suas vivências e em suas inteirezas estão construindo seus corpos numa conjuntura de territórios e relações, até os jovens e adultos na EJA.

Refletindo na Educação em Direitos Humanos e os desafios do contexto atual, os Programas Conselho Mirim e Imprensa Jovem vem em consonância com esse tema uma vez que o protagonismo infanto-juvenil será de suma importância para o retorno às aulas presenciais, a fim de auxiliar os demais estudantes no engajamento das disciplinas e na disseminação de conhecimentos.

  • A Portaria de nº 7.991, de 13 de dezembro de 2016, esclarece as normas complementares e os procedimentos para a implementação do Programa Imprensa Jovem nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. 

    Já a Portaria de nº 7849, de 01 de dezembro de 2016, trás as atribuições relacionadas ao Programa quanto ao planejamento, acompanhamento, avaliação dos projetos e ações de Educomunicação desenvolvidos pelas Unidades Educacionais, conforme as disposições da Lei Municipal nº 13.941/2004 para formular, implementar, acompanhar e avaliar, em conjunto com a COPED, projetos para a ampliação de jornada dos estudantes de acordo com as Diretrizes nacionais e municipais, objetivando o desenvolvimento de ações que promovam o protagonismo infantil e juvenil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão por meio, inclusive, da apropriação de recursos midiáticos de aprendizagem. 

    De acordo com Melo (2011) ajudar o estudante a descobrir diferentes caminhos para decifrar os meios de comunicação social é uma das formas capazes de alterar, ainda que em um mínimo grau, esse estado de “coisas”. 

    Ainda de acordo com o autor:

    Disseminar formas de compreensão de linguagem cinematográfica, introduzir nas escolas o hábito da leitura prazerosa, enfim, ajudar as crianças a compreenderem os produtos da indústria cultural e a se posicionarem de forma crítica diante deles é uma forma de se contrapor aos atos de poder com que a sociedade as conduz para satisfazer as demandas do sistema e não as suas próprias necessidades (MELO, 2011, p.172). 

    Particularmente nos últimos anos, houve um crescimento exacerbado no tocante as mídias de produção digitais ligadas a internet (canais de vídeos, podcasts, blogs, aplicativos, entre outros), como é o caso de indivíduos que antes eram anônimos e que assumiram um espaço na sociedade agindo sobre a opinião pública, os famosos “youtubers”. No entanto muitas vezes o estudante ao interagir com essas mídias digitais está em um papel de espectador recebendo somente a informação pronta. 

    Por isso, o projeto se justifica no sentido de tornar a criança e o estudante protagonista nos diferentes meios de comunicação a fim de que ele se torne um cidadão ativo e participativo da sociedade em que vive.

    Público alvo

    Este projeto se destina aos estudantes da Educação Básica. Da Educação Infantil se inicia nos Conselhos Mirins, e se amplia e aprimora em cada etapa da Educação.

    Intenção 

    Implementar os Programas de Conselho Mirim e Imprensa Jovem. Os referidos projetos tem como foco a parceria com as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), dando ênfase nas produções mencionadas, ajudando a desenvolver diferentes competências e habilidades nas crianças e estudantes como a criatividade, a autonomia, a expressão verbal e gestual, o raciocínio, a organização do pensamento e a escrita, em consonância com a Portaria de nº 5.930, DOC de 15/10/2013, que institui o Programa Mais Educação São Paulo e as necessidades apontadas pela comunidade escolar.

  • Objetivos
    • Fazer com que a implementação do conselho Mirim e jornalismo infanto-juvenil ofereça aos potenciais leitores não apenas materiais em diferentes áreas de conhecimento, mas também informações mais aprofundadas e críticas sobre os mais variados temas; 
    • Desenvolver o conhecimento por meio da manipulação de diferentes tipos de mídias e tecnologias como celular, tablets, computadores, câmera fotográfica, filmadora, entre outros; 
    • Entender o processo e as funções de cada indivíduo que trabalha na produção, edição, diagramação e publicação de filmagens, jornais, mídias, vídeos e imagens;
    • Incentivar a publicação das produções midiáticas em formato digital como hipertexto, podcast e videocast, em espaços virtuais como sites, blogs, redes sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); 
    • Desenvolver a habilidade de ler mídias digitais e interpretá-las; 
    • Favorecer a produção dos estudantes e aplicar algumas técnicas relacionadas a filmagens e fotografias produzidas como: planos, ângulos, sequências, estilos, tempos, temas e outras características; 
    • Conhecimento de materiais necessários para a produção audiovisual como os maquinários (filmadoras, microfones, projetor, refletores e mais);
    • Possibilitar aos estudantes a percepção de que se pode assumir o papel principal na produção digital na internet; 
    • Desenvolver habilidades fundamentais para a criação de conteúdos: senso crítico, pesquisa, organização de ideias, elaboração de textos com qualidade, expressão verbal e corporal, comunicação e trabalho em grupo.

    Resultados esperados

    O resultado esperado através da implementação dos  Programas de Conselho Mirim e Imprensa Jovem é tornar a criança e estudante protagonista de mídias relacionadas às linguagens impressa (boletim informativo, jornal impresso, jornal mural, jornal comunitário, revista, fanzine, história em quadrinhos, fotografia), radiofônica e televisiva (rádio escolar, webrádio, TV escolar), audiovisual (cinema e vídeo) e digital (blog, podcast e redes sociais), além de outras formas de comunicação que acompanhem a evolução tecnológica, enriquecendo assim seu repertorio cognitivo para serem produtores e protagonistas de mídias, ao invés de mero espectador delas. 

    Duração

    Durante o ano letivo de 2021, seguindo a Portaria nº 7.991 (DOC de 14/12/2016, página 09 de 13 de dezembro de 2016) trás no Artigo 6º, Parágrafo 4º que: “Os projetos vinculados ao Programa Imprensa Jovem e desenvolvidos na ampliação da jornada do educando, observarão as seguintes orientações: (…) c) deverão ser previstas até 02 (duas) horas-aulas semanais para planejamento e preparo das atividades do Projeto, remuneradas como Jornada Especial de Trabalho Excedente – TEX”; sendo até 8 horas semanais com atendimento ao estudante, totalizando 10 horas semanais o Projeto como um todo. 

    Avaliação

  • acompanhamento e a avaliação das crianças e estudantes se darão de forma contínua considerando-se a frequência, a participação efetiva no Conselho Mirim e em atividades internas, a cobertura de eventos em que a Imprensa Jovem for convidada, a criação de conteúdos e o trabalho em grupo. Ao final do ano, será realizado portfólio digital, além de jornal impresso, contendo os trabalhos realizados nos Conselhos Mirins, Programa Imprensa Jovem, Mediação de Conflitos e Educação para os Direitos Humanos.