Tarefa 6 – Curso EDH – veronica rita de faria

Data

14 de julho de 2020

Cursista

veronica rita de faria

Função

PROF. ENS. FUND II

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

EMEF 19 DE NOVEMBRO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO  EDH 2020

 

Analise do trabalho elaborado como TCA por alunos do 9º ano em 2015 com o tema DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

A escolha desse tema ocorreu da seguinte maneira: Naquele ano ganhei uma camiseta (cuja foto segue anexa) com os seguintes dizeres em sua estampa “TEMOS QUE LUTAR POR UM MUNDO SEM MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA”, a pessoa que me presenteou, bem como sua família, estava passando por um doloroso processo de aceitação após a declaração de um membro da família “se assumir como homossexual”. Fui trabalhar com a camiseta, os colegas viram e lançaram a ideia de usar os três temas para o TCA daquele ano e assim foi feito.

O objetivo principal daquele trabalho foi promover uma reflexão profunda sobre o tema, bem como uma mudança de olhar, postura e ação frente aos pertencentes daquele grupo tão discriminados pela sociedade.

A condução deste trabalho se deu da seguinte forma: em primeiro momento a orientadora do grupo agendou uma palestra com uma psicoterapeuta para informa-los, sensibilizá-los e apresentar-lhes a complexidade do assunto. Eles deram inicio as pesquisas, em principio no circulo familiar e, na medida que estas avançavam,  eles foram orientados a efetuarem pesquisas em outros setores da sociedade tais como:  da saúde, da religião, da política e também em nível internacional. Este trabalho foi realizado ao longo de um semestre e em novembro de 2015 ele foi apresentado juntamente com os temas escolhidos por outros grupos. (seguem algumas fotos e a conclusão do trabalho, elaborados pelos alunos). A avaliação do trabalho ocorreu ao longo de todo o processo de elaboração e também de apresentação do mesmo e,  pelos dizeres dos cartazes, foi  possível perceber que os alunos se apropriaram do assunto.

Ao rever este trabalho, cinco anos após sua elaboração, e que coincide com minha participação neste curso, penso que eles fizeram um excelente trabalho, eles, por meio de um embasamento teórico, procuraram entender o significado dos termos apresentados; pesquisaram a origem e o desenvolvimento do tema ao longo da história até os dias atuais, tanto no Brasil como fora dele. Relataram angustias de alguns que, procurando se entender, procuraram auxílio junto a psicólogos e professores, pois não encontraram auxilio em seu próprio lar. O conceito de “pré-conceito” também foi abordados por eles e, na sequencia, a questão da violação de direitos humanos. Outro aspecto abordado foi a postura conservadora da igreja frente a questão da homossexualidade, bem como a presença de seus membros nas câmaras de deputados e no senado impedindo a criação de leis que puniriam homofóbicos e garantiriam o direitos deste grupo, pois são todos seres humanos.

Entendo que eles fizeram um excelente trabalho, pois a cada parágrafo relido do trabalho deles pude encontrar a fala dos palestrantes deste curso, e, a julgar pelos dizeres dos cartazes, penso que eles trilharam o caminho certo e que, muito provavelmente, irão olhar para todas as pessoas que se encontram marginalizadas por conta da questão da sexualidade com RESPEITO.

Mas antes de encerrar esta analise imagino que existe um ponto a ser pensado e melhorado, refiro-me a citação que os alunos fizeram sobre, ao abordar a questão da homossexualidade na escola, receberem como resposta preconceito e desinformação. Não podemos negar que, ao abordarmos a questão da homossexualidade nas escolas, alguns alunos podem se enxergar como tal e quererem conversar e saber mais sobre o assunto e é ai que esta o problema, a maioria de nós professores não sabemos como encaminhar este assunto e tão pouco o aluno para que o mesmo possa ter esta questão resolvida em si mesmo. Sei que a proposta do curso é trabalhar a questão do respeito e do direito que todo ser humano merece  mas será necessário irmos mais além!

camiseta

exposição do TCA1

exposição TCA 2

exposição TCA 3

exposição TCA 4

Exposição TCA 5

exposição TCA 6