Tarefa 6 – Curso EDH – Vasthi Nascimento de Paiva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Vasthi Nascimento de Paiva

Função

A T E

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

Emef Januário Mantelli Neto

Vasthi Nascimento de Paiva – [email protected]

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Cheguei ao final da Formação com aquele gostinho de ‘Quero mais’, a missão de vocês foi cumprida, que energia maravilhosa, ao longo desses meses pude perceber que não estamos sozinhos às reações emocionais do nosso corpo e como a frase ‘se colocar no lugar do outro’, me tocou profundamente. Estamos passando por um momento complicado, a pandemia de um forma ou de outra afetou a todo o mundo.

Durante o curso, mudei várias vezes o tema, pois foi ampliando a visão em relação ao próximo e nada melhor em dizer RESPEITAR É PRECISO, inclusive em relação a nós mesmo, pois é um desafio diário como servidor público.

Minha atividade abrange todo território da escola e voltada, especificamente aos atendimentos dos guichés da secretaria, o interno onde temos o livro de ponto e o externo onde atendemos  o público para todo tipo de informações e das famílias dos candidatos/aluno.

1 – Criar um mural, tipo calendário, onde colocamos todas as palavrinhas mágicas: Bom dia,  Por favor, Desculpe, Obrigado, Agradeço, Posso ajudar?, Bem vindo, e muitas mais de gentilezas.

2 – Uma pequena cartilha com essas palavrinhas e deixar expostas, ou mesmo distribuir em reuniões de pais, pólo ou pedagógicas.

3 – Teatrinhos: Onde colocamos as pessoas a interpretar as inúmeras situações dentro da escola e também fora. Quem não teve uma experiência desagradável? ou mesmo uma agradável onde pensamos fui bem atendida e saí  satisfeita. Vamos compartilhar.

Ao longo do tempo e no atual contexto, estão se perdendo através do Whats, com gírias, emojis e figurinhas, Nenhum dia é igual ao outro, cada solicitação/assunto sobre normas procedimentos ou regras; a empatia deverá estar nos dois lado de um guichê.

O atendimento mudou muito, e temos que nos policiar nas falas, hoje a própria Ficha de Matrícula está bem atual,  onde não consta mais nome de Mãe e Pai e sim Filiação 1 e 2,  e sexo da Filiação, Nome Social do candidato/aluno e outros.

Creio que essa proposta poderá  sempre ser lembrada. Tipo: “Não Ultrapasse a Faixa Amarela ela é sua Segurança”,

Quando nos colocamos no lugar do outro, saímos da zona de conforto, assim teremos muita troca de conhecimentos e de experiências inspiradoras

Vasthi Nascimento de Paiva

RF. 738.808.0/1